GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO.
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s.
CURSISTAS: MARIA ALICE VIANA SOUZA BORGES.
JOSÉ JAIRES DA PONTE MEDEIROS.
TURMA: SANDRA SANTOS. 1/2011.
UNIDADE 3; ATIVIDADE 5.
(PROJETO NA ESCOLA)
PROJETO”Folcloreando de norte a Sul, no arrasta pé da Princesa”.
IDENTIFICAÇÃO:
Local da Execução: Escola Estadual Princesa Izabel.(Macapá/Amapá)
Público Alvo: Alunos da turma 311, 1º turno, composta de 34 alunos. Entre eles,...... alunos apresentam necessidades educativas especiais.
JUSTIFICATIVA:
A Escola Estadual Princesa Izabel, desenvolve bimestralmente suas atividades, pautada em projetos. O projeto do 2º- bimestre, “Folcloreado de Norte a Sul no arrasta pé da Princesa”, visa promover a cultura popular brasileira, culminando suas atividades na festa junina.
A cultura é todo conhecimento que temos, em virtude de sermos membros de uma determinada sociedade. Sendo a cultura um tema abramgente, selecionou-se alguns Estados para direcionar as pesquisas, estudos e atividades de cada turma de aluno da Escola. A turma alvo deste projeto pautará suas atividades na Cultura do Estado do Ceará, pertencente a Região Nordeste. A partir daas pesquisas trabalharão os temas identificados no período em que desenvolveremos a atividade 4 (Elaboração de Roteiro para escolha de temas para projeto na escola)
Na cultura do Ceará, destacamos a linguagem como um traço cultural, que merece ser conhecido pelos alunos. Determinadas expressões de linguagem brasileira podem intimidar, agredir ou assediar pessoas na Escola ou fora dela. A Escola sendo um ponto de referência para acultura ou um lugar de fazer amigos, muitas vezes ela pode ser um local de contradições. Podem ocorrer práticas agressivas entre alunos ou até entre professores e pais. É que especialistas chamam de BULLYING, palavra em inglês que quer dizer: atormentar, perseguir, humilhar ou zoar (linguagem dos adolescentes) uma pessoa sem motivos aparentes.
Essas práticas trazem conseqüências muito grande para as vítimas. O tema bastante atual foi selecionado pela turma 311, a partir de um questionário aplicado, que revelaram a necessidade de levar os alunos a refletirem sobre suas práticas, buscando alternativas para diluir possíveis conflitos no ambiente escolar.
OBJETIVOS:
GERAL:
Valorizar a riqueza da cultura popular na festa junina, e a diversidade Étnica e lingüística das regiões brasileira.
ESPECÍFICOS:
• Consolidar os conhecimentos escolares;
• Estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita.
• Estimular uma cultura de combate ao BULLYING na Escola, causada por intimidação, agressão ou assédio pelo uso indevido de expressões populares inofensivas em uma determinada região, e em outras podendo ser consideradas intimidadoras;
• Estabelecer laços de companheirismo, solidariedade e união em classe;
• Fortalecer a auto-estima dos alunos;
• Trabalhar elementos da cultura junina, linguagem musical e corporal através das danças e do desfile das miss e iguarias típicas brasileira.
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação entre professores e alunos nas atividades propostas.
RECURSOS:
HUMANOS:
• Alunos, professora Regente, Apoio dos cursistas do NTE, do curso ensinando e aprendendo com as TIC’s, Maria Alice professora da Sala de Recursos do AEE, e Jaires Medeiros professor do LIED.
MATERIAIS:
Guia do professor para trabalhar o Bullying, disponível no site WWW.observatóriodainfância.com.
Reportagem da revista Veja “Brincadeira sem graça” /Edição 1942/Fev./2006.
Atividades diversificadas (em anexo)
Avaliação:
Os alunos serão avaliados qualitativamente de acordo com seu envolvimento nas tarefas previstas, bem como analisaremos sua oralidade e opiniões a respeito da prática do BULLYING no ambiente escolar e dos demais temas trabalhados.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES SOBRE O BULLYING:
DATA ATIVIDADES.
Elaboração do roteiro para identificar realidades dos alunos que justifiquem a elaboração de projetos na Escola.
Postagem do roteiro no blog colaborativo e no blog individual.
18/04/2011 *Sondagem do aluno com sua família.
* Leitura e reflexão do texto: “As crianças aprendem aquilo que vivem”.
* Coleta de depoimentos como a família do aluno está construindo a educação familiar de seus filhos.
25/04/2011 *Dinâmica de Relaxamento na Escola. (roteiro em anexo).
*Sondagem do aluno no ambiente Escolar.
* Levantamento de dados que revelaram a presença de agressões possivelmente sofridas por um número significativo de alunos no ambiente Escolar.
28/04/2011 *Aplicação de questionário de pesquisa sobre BULLYING (instrumento aplicado em Escolas Americanas), disponível em: WWW.kidscape.org.uk
*Levantamento de dados.
*Construção do projeto:
“Folcloreando de Norte a Sul no arrasta pé da Princesa”.
02/05/2011 *Leitura Informativa: Reportagem da revista VEJA.
“Brincadeira sem graça”.
03/05/2011 *Definir papéis dos envolvidos com o Bullying: agressor, vítima, testemunhas.
04/05/2011 O que fazer? Pontuar sugestões.
10/05/2011 Socializar sugestões com todos da turma.
13/05/2011 Colher sugestões para finalização do projeto.
18/05/2011 Planejamento da construção de um painel informativo.
23/05/2011 Divisão de tarefas com alunos em grupo.
25/05/2011 Palavras cruzadas sobre o BULLYING.
26/05/2011 Orientação para cada grupo de trabalho.
30/05/2011 Construção de painel informativo sobre o BULLYING.
01/06/2011 Exposição do painel para os alunos de outras turmas.
02/06/2011 Exposição do painel para toda a comunidade.
03/06/2011 FESTA JUNINA.
FINALIZAÇÃO:
O Projeto finalizará com o “arrasta pé da Princesa” na festa junina através das apresentações das atividades executadas, do desfile da Miss Ceará, da dança e iguarias, com a presença da comunidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
HTTP:// PT.Wikipédia.org
WWW.cearacultural.com.br
WWW.observatoriodainfancia.com
Revista VEJA “Brincadeira sem graça”.
Edição 1942/fev/2006.
Cursistas: Maria Alice Viana Borges.
José Jaires da Ponte Medeiros
Formadora: Sandra Santos – Turma 1/2011.
Unidade 3 atividade 5.
Macapá-Ap., 28/04/2011.
PROJETO NA ESCOLA.
ROTEIRO.
1 - Conhecer a realidade dos alunos, para compreender seus interesses.;
2 – Identificar e selecionar as curiosidades, e os problemas enfrentados pelos alunos na Escola e fora dela;
3 – Pesquisar sobre os assuntos selecionados pelos alunos para que o professor tenha argumentos para conduzir a aprendizagem dos alunos;
4 – Identificar os objetos a serem alcançados neste tipo de aprendizagem;
5 – selecionar e organizar as estratégias pedagógicas adequadas para o seu conjunto de alunos.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MARCO ZERO.
PROFESSORA: SANDRA SANTOS.
CURSISTA: JAIRES MEDEIROS e ALICE VIANA BORGES
UNIDADE 3, ATIVIDADE 4.
ESCOLA ESTADUAL PRINCESA IZABEL.
ALUNO(A)...............................................................................................
SÉRIE........................................TURMA................................................
MACAPÁ, ......DE...........................................DE 2011.
MINHA ESCOLA.
Relaxamento (Fique em sua carteira em posição confortável, feche seus olhos e siga a orientação da professora).
Agora, responda as questões:
1 – Na minha Escola gosto:
Em nossa Escola sabemos que podem acontecer coisas desagradáveis. Descreva algumas delas.
2 – Na minha Escola NÃO gosto:
3 – Agora pense em sua sala de aula. Nesta sala eu me sinto....
4 – Você já sofreu algum tipo de violência. Onde aconteceu isso?
( ) em casa
( ) na rua
( ) na Escola.
5 – Ao sofrermos algum tipo de agressão, como fazemos para nos defender?
6 – Se você fosse a professor (a) da turma:
A – você mudaria .........................................................................................................
B – você criaria ............................................................................................................
C – você continuaria ....................................................................................................
7 – O que você gostaria de ter na sua Escola?
Roteiro para relaxamento.
Procure uma posição bem confortável e prepare-se para ficar bem relaxado. Feche seus olhos, respire três vezes e deixe sua imaginação fluir.
Pense na sua Escola. Fique em frente ao portão e observe a fachada, a placa com o nome Princesa Izabel. Agora entre, olhe para o corredor do lado esquerdo; “Você verá a sala “guarda volumes”. A sala do AEE/ sala de recursos e a sala dos professores e coordenadores.
Agora, olhe para o corredor direito: Você verá a sala de TV Escola/lied, a secretaria e a nossa sala de aula.
Agora passe pelo portãozinho de madeira (passamos por ele um de cada vez, porque ele é muito estreito, nele não podemos passar atropelando os colegas ou entrar correndo). É assim que você entra na Escola ou ainda não tinha pensado nisso?
Agora você vai se dirigir ao pátio, e ficar na fila junto com seus colegas de turma. Á sua frente você enxerga a cozinha, lá ficam as pessoas que cuidarão para que mais tarde você possa se alimentar. Elas são importantes ou não para nós?
Participe agora do momento da oração. É nesse momento que preparamos nosso espírito para enfrentar os momentos de conflito que vivemos em sala de aula. Conviver diariamente com pessoas diferentes é preciso aprender a respeitar os colegas, os professores e funcionários da Escola.
Agora vamos caminhar para a nossa sala de aula. Entre e escolha a carteira que vai sentar. Agora abra lentamente seus olhos e DÊ UM BOM DIA BEM CARINHOSO PARA TODOS AO SEU REDOR!!!!!!!!!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário