sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atividade 2 - Ju (Entendo a unidade III - à distância)

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
                        Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Jurema dos Santos Gomes
Macapá-AP, 30/04/2011

ENTENDENDO A UNIDADE III – À DISTÂNCIA
1 – Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola.
            Quais são os maiores desafios que professores e alunos enfrentam, envolvendo essa linguagem?
            A escola está distante dos desafios do século XX. A escola tem que preparar a criança de hoje para enfrentar o futuro em vários sentidos, mas realmente isso está distante de acontecer, um dos pontos em que a mesma falha é quanto ao não preparo das crianças para um futuro no mercado de trabalho, falo de um trabalho imediato, pois nem todos nasceram com chances de serem mantidas em seus estudos universitários e outros, temos um mercado dinâmico, competidor, com oportunidade para o mais preparado, as mesmas terão como um dos principais requisitos neste mercado, o uso do computador, da internet; e o que a escola está fazendo com o uso da informática nas escolas? Várias já até tem os computadores, mas não os usam. As crianças que têm acesso à tecnologia, a internet se desenvolvem de uma maneira diferente, gostam menos ainda da escola por conta da internet, o que podemos observar diante desses fatos, é uma acomodação do Brasil quanto ao processo do ler, escrever, e contar. Muito interessante a colocação de Pedro Demo quando diz que: “Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo”. Com certeza não devemos aderir a esta idéia de qualquer maneira, tão pouco ficar distante, pois essa tecnologia vai se implantar com ou sem a nossa intervenção. Essa tal famosa linguagem digital, falada comentada, já aderida por muitos e já há algum tempo em nosso meio, estam nos jogos eletrônicos, salas de bate papo, chats..., alguns, considerados até ambientes de boa aprendizagem por alguns educadores, alguns desses jogos vem com a possibilidade de se mudar as regras, criarem novas mascaras, compartilhamento de jogos em tempo real sem levar em conta o espaço ou distância, são idéias que surgem, desafios acontecendo, e é disso que as crianças gostam. Diante de tantas tecnologias, linguagens, Sons, imagens, vídeos, textos mutáveis em sua apresentação, animações, desafios; logo é preciso que um bom ambiente de aprendizagem tenha que ter tudo isso para que seja atrativo às crianças, pois diante deste contexto a escola se apresenta como um mundo estático e estranho para a criança.
            É preciso mudar, pois já estamos no século XXI e a escola depende dessa mudança para acompanhar o ritmo dos alunos afim de que haja um crescimento educacional, até onde podemos ver a escola vem se apresentando estática, caminhando a passos muito lentos nesse sentido; ela deve acontecer primeiramente no professor, pois é através dele que entrará na escola, ele é a peça fundamental nesse crescimento, bem diz Pedro Demo “Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal, ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda”, o professor nessa nova visão, tem que entender que não existe uma única maneira de falar, existem várias, e ele tem que aprendê-las, ser professor não é só dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda, e conhecer suas linguagens já é um grande avanço para que ocorra essas mudanças.
“A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental. Depois, quando ele está na escola, ele precisa ter um reforço constante para aprender. É preciso um curso grande, intensivo, especialização, voltar para a universidade, de maneira que o professor se reconstrua. Um dos desejos que nós temos é de que o professor produza material didático próprio, que ainda é desconhecido no Brasil. Ele tem que ter o material dele, porque a gente só pode dar aula daquilo que produz - essa é a regra lá fora. Quem não produz não pode dar aula, porque vai contar lorota”. Pedro Demo.

2 - Um pouco da história
            É possível observar ao longo da história, que no inicio o computador era visto como uma máquina de ensinar, onde alguém o programava com uma série de informações e depois eram repassadas para os alunos, ou seja, se encaixava com os métodos tradicionais (instrucionistas), onde alguém detem o conhecimento e está à frente dos alunos pronto para repassá-los.
            Com o passar do tempo foi possível observar um novo método, uma nova forma de apresentação desses conhecimentos, ora pelos professores, ora pelos alunos, mostrada através do que o aluno trás consigo, de seu cotidiano, de suas experiências, algumas sendo adquiridas através das novas tecnologias que vieram possibilitar essa interação, através de mídias, internet, revistas e outras fontes, claro isso só foi e é possível acontecer quando há uma abertura por parte de educadores que oportunizam o diálogo, onde o professor busca entender o mundo do aluno e identificar os conhecimentos que o aluno já trás consigo, dessa forma é possível utilizar uma didática mais dinâmica, onde o aluno tem um pouco mais de liberdade de se expressar, de questionar outras fontes, de questionar seus próprios conhecimentos, e através dessas interações, buscas e encontros, é que o aluno é capaz de construir novos conhecimentos.
3 - O Construcionismo e a pedagogia por projeto
            A pedagogia por projeto se utilizando de ferramentas tecnológicas, como a informática, é uma forma dinâmica de promover conhecimento aos alunos, sendo que através desse meio, o professor fará o papel de um mediador, orientando, instigando-os a pesquisas, permitindo que o aluno aprenda fazendo, favorecendo seu aprendizado no que se refere a uma abordagem construcionista. Quando as informações partem do interesse do aluno, não importando os motivos que o levam a esse interesse, seja pelas próprias experiências ou não, importa o resultado final, ou seja, a conexão das informações obtidas com o objetivo de suas buscas; é uma forma de construir seus próprios conhecimentos.

4 – O projeto na escola
            O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos vem favorecer uma nova visão educacional, onde a utilização das mesmas potencializa a construção de redes de conhecimentos, assim como o desenvolvimento de projetos oriundos de temas extraídos do cotidiano.
            Podemos considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, onde é possível uma interação entre alunos, professores, famílias, gestores e comunidade, servindo como link entre os conhecimentos, gerando valores, tudo em prol do desenvolvimento do indivíduo como sociedade.
            A elaboração de projetos feita em parceria entre alunos e professores deve ser vista como uma construção aberta, dinâmica, onde desenvolvem informações conhecidas, baseadas em experiências passadas e presentes, no qual futuramente através das respostas, das comparações e reflexões representarão dúvidas em certezas e certezas em dúvidas. Mas a idéia é essa, é instigar o aluno a pensar, a querer, a buscar respostas a seus questionamentos em várias tecnologias e em diversas áreas do conhecimento.
           
5 – Projeto e a intedisciplinaridade
            A utilização de projetos na educação rompe com as fronteiras disciplinares, permitindo uma interação nas diferentes áreas de conhecimento, todas voltadas a investigar problemas e situações da realidade, tendo como foco a construção do conhecimento, tendo como prática de ação a interdiciplinaridade através da integração entre as disciplinas.
            Essa forma diferente de ensinar, produzindo conhecimento de forma interdisciplinar não elimina as disciplinas como um corpo organizado de conhecimentos, mas uma integração dos conhecimentos de outras disciplinas seja no estudo de determinados fenômenos ou no desenvolvimento de um projeto. A tecnologia permite estabelecer uma ligação em redes que integram idéias, conceitos, e experiências de diferentes áreas e disciplinas, sem se importar com a distância ou o tempo, mas uma relação dos conhecimentos já existentes com os que virem a surgir no decorrer dessa construção.

6 – Projeto e currículo
            O currículo que as escolas conhecem, trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado, pré-estruturado e já aceito pela sociedade, leva também em conta o conhecimento que os alunos trazem de seu cotidiano, porém não se limita apenas a esses conhecimentos.
            Embora currículo e ensino tenham conceitos inter-relacionados, não são sinônimos, a criação do currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que a pessoa tem. O desenvolvimento do currículo no contexto de sala de aula vai além das grades curriculares e deve envolver toda a escola, a vida dos alunos, a família, a sociedade local e todos aqueles que direta ou indiretamente tem relação no processo educacional. O uso das TICs nesse processo permite uma integração mais dinâmica e eficaz neste desenvolvimento, além da possibilidade de se fazer um registro digital do que foi produzido pelos alunos, gerando dessa forma condições aos educadores de identificar dificuldades e avanços por parte dos mesmos, visualizando o trabalho pré-escrito e o que foi integrado.

7 – Textos básicos – (blog, wiki e mapas conceituais no desenvolvimento de projetos de aprendizagem com alunos do ensino fundamental)
            Há 10 anos, o Colégio de aplicação da UFRGS, através do projeto Amora vem construindo um modelo de trabalho que visa o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos, com projetos de aprendizagem em que a criança desenvolve pesquisas a respeito de temas científicos, aliando seus objetivos ao uso de ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia. Neste projeto se utilizam de 4 ferramentas digitais: os blogs, os mapas conceituais (através do software Cmaptools) e o wiki.
·         Nos blogs, cada criança posta um diário com o aprendizado do projeto no dia;
·         Os mapas conceituais são utilizados como representação alternativa a um texto escrito;
·        O wiki é usado para construção de páginas na internet no qual as crianças desenvolvem as conclusões a respeito de seus projetos.
            Este projeto tem o objetivo de desenvolver um modelo de mudanças na Escola que corresponde às necessidades geradas pelas transformações sociais, acesso amplo às informações, trabalho colaborativo, autonomia e criatividade, visando à interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo,contando com as múltiplas possibilidades que a tecnologia digital dispõe, buscando uma reestruturação no currículo escolar, integrando aluno e professor na busca do conhecimento, desafiados pelas TICs que o mundo globalizado vem oferecendo, privilegiando ainda mais a aprendizagem.

quinta-feira, 14 de abril de 2011



A INTERNET COMO ESPAÇO DE AUTORIA
Cursista: Selma Balieiro de Souza Barbosa


As novidades tecnológicas a cada dia se tornam mais eficazes, contribuindo para a formação de um homem mais “antenado” com os acontecimentos atuais. As notícias/informações chegam até nós no mesmo momento em que estão acontecendo, não importando em que continente se passa o fato. Com isso, podemos perceber que vivemos em um tempo em que a comunicação é feita de forma constante, e que nos possibilita não apenas receber, mas, também repassar informações. Pois, todo esse aparato tecnológico, também está a nossa disposição para compartilhar nosso conhecimento com o mundo. Mas, para isso é importante que conheçamos os diversos espaços virtuais existentes na WEB, sua funcionalidade, e tomar as devidas precauções para o uso da internet com segurança.


http://selmaead.blogspot.com/2011/04/atividade-05unidade-02.html

RELATÓRIO FINAL_ATIVIDADE 08



RELATÓRIO FINAL DA OFICINA “A IMPORTÂNCIA DA NETIQUETA”.

CURSISTA: SELMA BALIEIRO DE SOUZA BARBOSA


http://selmaead.blogspot.com/2011/04/atividade-08unidade-02.html
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Cursista: Selma Balieiro de Souza Barbosa
Formadora: Sandra Santos. Turma1/2011
Unidade II
Macapá-AP, 01 de abril de 2011
Atividade 6



1. IDENTIFICAÇÃO
EE. SEBASTIANA LENIR DE ALMEIDA
PÚBLICO ALVO: Alunos da E. E. Profª Sebastiana Lenir de Almeida.
CARGA HORÁRIA: 10 HORAS
EXECUÇÃO: 04 a 08 de abril de 2011.
ELABORADORES/EXECUTORES: JOSÉ RAIMUNDO PANTOJA CASTELO
SELMA BALIEIRO DE SOUZA BARBOSA



A importância da netiqueta

A oficina de estudos “A importância da netiqueta”, foi desenvolvida com o intuito de sensibilizar os alunos da EE. Sebastiana Lenir de Almeida, para a prática de atitudes, amigáveis, agradáveis e elegantes na internet, visando a formação de um cidadão consciente de seus deveres e direitos mesmo no ambiente virtual.

www.selmaead.blogspot.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

PORTIFOLIO DE ANDREA DORIA

Neste primeiro dia foi realizada uma simples apresentação dos participantes do curso, a formadora, professora Sandra fez uma demostração de como seria a dinâmica do curso.
1.                       Forum:  conhecendo a turma: Quem sou como professor e Aprendiz? (15 e 17.02.2011)
Podemos ter contato com a página do e-proinfo e através do forum trocamos idéias a respeito de nossas experiências e a importância da aprendizagem continuada ao longo da vida.
2.       Forum ‘ Educação e Tecnologia” (17 a 19.02.2011)
Assistimos a entrevista do prof. Dr. Ladislau Dowbor ,o tema em questão foi sobre a importância e o papel que a escola tem em relação aos diversos espaços de conhecimento, de que forma deveria organizar seu currículo para o mesmo fazer sentido a vida do aluno.Lemos também a entrevista de Elizabete Almeida que enfatiza a importância da escola integrar em seu currículo projetos envolvendo as tecnologias e a formação do professor em relação as mesmas.
3.       Novas Tecnologias e Aprendizagem (20 a 22.02.2011)
No diário de bordo colocamos nossa reflexões sobre a apropriação da escola no que diz respeito as tecnologias envolvendo todos que fazem parte deste contexto, como tem sido a formação do professor para lidar com essa ferramenta.
4.       Tecnologia na Escola (23 a 25.02.2011)
Cada participante do curso fez um levantamento através de uma pequena entrevista, quais as tecnologias mais utilizadas pelos professores e de que forma estão contribuindo para o aluno no processo de ensino aprendizagem,em seguida essas informações foram postadas na Biblioteca e no blog. Visite meu blog. http://andreadbdias.blogspot.com/

ENTENDENDO A UNIDADE 03

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:  ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
ALUNO: ANDRÉA DÓRIA
UNIDADE : 03
ATIVIDADE: 02
Entendendo a Unidade 03

A escola esta  esta longe dos desafios que a sociedade atual propõe, vivemos numa era tecnológica a qual a escola não acompanha, a metodologia seguida em sua maioria não instiga no aluno uma interação mais propicia ao aprendizado, ainda esta muito preocupada com conteúdos e principalmente com textos prontos. A criança em seu cotidiano se depara com muitas mídias, computadores e celurares  principalmente,  e são utilizadas pelos mesmos com muita facilidade, aprendem numa velocidade incrível  seu manuseio, enquanto os textos que são utilizados em sala não despertam nem um interesse , tudo isso porque a linguagem utilizada na escola não faz parte do cotidiano por elas vivenciado. Não que os textos sejam excluídos, mas de uma certa forma devem  interagir com internete e outras mídias e para isso principalmente ao professor e necessário que aprenda a lidar com essas ferramentas, ser capaz de produzir seu próprio material didático, ser criativo e provocar no aluno a busca constante do conhecimento.
A utilização das tecnologias nas escolas públicas iniciou-se por volta dos anos oitenta,  com abordagens instrucionista,  pela qual o computador é um meio de informatização dos métodos tradicionais, ou seja , as informações  já vinham prontas ao aluno . Na abordagem construcionista acontece uma interação do aluno, o conhecimento é construído de forma mais concreta sendo algo de sua própria autoria.
O aprender se torna algo prazeroso e significativo quando percebe-se  como autor do próprio conhecimento, e a ideia de projeto é um desejo que o ser humano busca ao longo da vida e ao tornar este desejo realidade lhe traz uma enorme satisfação.  O aluno precisa encontrar sentido naquilo que aprende e a ideia de se trabalhar com projetos permite  colocar em pratica aquilo que se sabe e instiga a busca de comprender  oque ainda não se descobriu.
O trabalho com projetos propõe uma nova visão  educacional,  principalmente a postura do professor diante do aluno, seu papel é fundamental  nesse contexto, pois o mesmo serve como articulador e é através da interação com os alunos que se descobre os temas a serem abordados .
São inúmeras possiblidades que o trabalho com projeto favorece,  a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e a utilização de diferentes mídias são algumas dessas possibilidades.  Dai a  importância de integrar o projeto ao currículo.
O currículo tem sido orientado a transmissão de conhecimentos ,  com uma seleção organizada de conteúdos com objetivo de que o aluno alcance determinados resultados , no entanto para uma escola que promove um espaço de conhecimento   o desenvolvimento  do mesmo vai além das grades curriculares e envolve não só o aluno mas tudo que faz parte de sua vida . A integração de tecnologias ao currículo como a internet e web permitem  expandir  a aprendizagem do aluno assim como também a identificação dos avanços e das dificuldades dos mesmos.
Referencias Bibliograficas:
DEMO, Pedro : O porvir: Desafios da linguagem do século XXI. Curitiba, PR:  IBEX, 2007.
Guia do Cursista – Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, 2010.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROJETO TIRADENTES: O MARTIR DA INDEPENDENCIA


NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 2 – Atividade 5
Macapá-AP, 29 de março de 2011





http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/

Atividade 6

Justificativa:
Tendo em vista a homenagem pelo dia de Tiradentes que ocorrerá em abril, é de grande relevância desenvolver atividades que visem um maior conhecimento sobre esse ícone da história do Brasil . Nesse sentido, o projeto será desenvolvido na escola estadual Oneide Pinto Lima com a turma 411 do 1º turmo da professora Alessandra.
Objetivo Geral:
• Realizar as tarefas propostas pelo professor, mediante informações obtidas em livros, revistas e através da navegação pelos hipertextos disponibilizados na internet mediante processo colaborativo de aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia de Tiradentes.
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa, além de livros que falem sobre Tiradentes.
• Reconhecer a importância de Tiradentes para a história do Brasil.
Desenvolvimento:
O trabalho será desenvolvido em duplas ou trios, que deverão fazer pesquisa em livros, acessar e navegar a internet nos sites indicados pela professora. (http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes).
Pedir para os alunos acessarem a internet no site WWW.google.com.br , fazer a pesquisa e anotar os fatos mais importantes sobre a vida e morte de Tiradentes e traze para a escola.
A pesquisa será dividida em: biografia, cartazes, poesias, produção de textos, etc.
Após a pesquisa a professora deverá confeccionar junto com os alunos um texto coletivo com as informações obtidas pelos alunos durante a navegação na internet.
O texto deverá conter biografia, julgamento e sentença, Inconfidência Mineira e legado de Tiradentes perante a história do Brasil.
Indagar os alunos como foi a experiência com uma nova fonte de pesquisa?
As pesquisas com hipertextos ajudaram a compreender melhor o estudo do texto em questão?
Após a construção do texto e da pesquisa, os mesmos serão postados no blog pessoal da professora Osemar, no endereço osemarrodrigues@blogspot.com. Fazendo um link para o blog da turma do curso 100 horas no site eproinfo http://ntecurso100horas.blogspot.com.
A culminância do projeto se dará no dia 21 de abril Dia de Tiradentes com uma pequena exposição no corredor da escola dos cartazes, fotografias, poesias e textos produzidos pelos alunos da turma 411 no 1º turno, onde os demais alunos das outras turmas poderão vislumbrar a pesquisa realizada.
Recursos:
Materiais: livros, computadores, fotos, cartolina, lápis, textos sobre o assunto, etc.
Humanos: alunos e professores da turma 411 do 1º turno da escola Oneide Pinto Lima.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da pesquisa, com atividades diversificadas sobre o tema em estudo, fazendo um apanhado individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento,a cooperação, o interesse de cada um em realizar a tarefa. Além de avaliar também a criatividade dos alunos com relação as produções textuais e confecção de cartazes, e poesias sobre o tema abordado.
Referencias bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/
http://www.google.com.br
Guia do cursista: Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TICs.
Livro didático do aluno

PORTIFÓLIO OSEMAR COSTA RODRIGUES CRUZ

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs
UNIDADE 1. Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
1. Apresentando o curso: ( 14 à 28/02/2011)
No primeiro dia de aula do curso a professora Sandra Santos iniciou com a apresentação do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Depois recebemos orientações sobre a contextualização da 1ª unidade, cadastro e treinamento do eproinfo e eu como não tinha Blog, criei o meu.
2. Forum: Conhecendo a turma: Quem sou eu como professor e aprendiz? (15 a 17/02/2011)
Nesta atividade, foi feita uma reflexão sobre o que é ser professor hoje?, para essa reflexão lemos o texto do guia do cursista “ aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade”, após o texto construído postamos no fórum do eproinfo e aproveitamos para comentar criticamente as postagens dos colegas. Veja esta reflexão em osemarrodrigues@blogspot.com.
3. Forum: Educação e tecnologia. (17 a 19/02/2011)
O foco da terceira atividade foi a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor que está disponível no DVD do curso, e ler a entrevista de Elisabete Almeida disponível do guia do cursista. Após assistir e ler as entrevistas fizemos uma reflexão sobre Educação e Tecnologia enfatizando alguns aspectos relacionados à nossa preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Quer saber mais clique aqui osemarrodrigues@blogspot.com.
4. Novas Tecnologias e aprendizagem. (20 a 22/02/2011)
A partir das leituras e reflexões levantadas nos momentos de aprendizagem, registramos no diário de bordo do eproinfo a nossa reflexão sobre o que tínhamos estudado até a data, refletimos então sobre: como a escola vem lidando com as novas tecnologias? E como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
5. Tecnologia na Escola. (23 a 25/02/011)
Nesta atividade foi feita uma pesquisa no interior da escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Após a realização da pesquisa postei em biblioteca material do aluno no site do eproinfo com o tema: Minha escola. Quer ver a pesquisa completa acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
6. Trabalho por projeto. (26/02 a 02/03/2011)
Agora tivemos a oportunidade de aprofundar nossa compreensão acerca da temática por meio de uma atividade de pesquisa, a qual falei a situação da escola onde trabalho atualmente e pesquisei na internet sobre o assunto, fazendo uma reflexão e postando a mesma em biblioteca material do aluno com o tema Trabalho por projeto. Para ter aceso a essa reflexão acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
7. Refletindo sobre a própria atividade. (03 a 06/03/011).
Essa foi a última atividade dessa unidade, fizemos então uma reflexão sobre a aprendizagem até o momento, levando em consideração a pratica pedagógica, os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as tecnologias existentes na escola. Leia minha reflexão em osemarrodrigues@blogspot.com.

UNIDADE 2. Internet, Hipertexto e Hipermídia. (10 a 27/03/2011)
1. Avaliando a unidade 1 e iniciando a unidade 2.
Este encontro foi presencial, nele avaliamos a unidade e a professora Sandra Santos fez a contextualização do tema e da unidade 2.
2. Fórum: As linguagens da Internet – o hipertexto. (10 a 12/03/011)
Nesta atividade foi feita uma pesquisa sobre o hipertexto, procuramos diversos conceitos da temática colamos e atribuímos trechos de nossa autoria, assim como refletimos e relatamos sobre a importância do hipertexto para pratica profissional. Postamos nossa atividade no fórum do site do eproinfo fazendo comentários sobre a pesquisa dos colegas. Quer saber mais acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
3. Criando um conceito de hipertexto. (10 a 12/03/011)
Aqui somente pegamos nossa pesquisa e fizemos links para o endereço onde foi retirado os conceitos e postamos a mesma no blog pessoal.
4. Criando um portfólio navegável. (10 a 27/03/2001)
Aqui criamos um portfólio das atividades realizadas durante a realização do curso até o momento, essa atividade está postada no blog pessoal.
5. A internet como espaço de autoria. (13 a 16/03/011)
Nesta atividade foi feita a leitura do texto: A internet como espaço de autoria, no guia do cursista, além de pesquisar na internet sobre wikipédia, wikicionário, editores cooperativos, etc... eláramos um texto sobre o assunto e postamos em nosso blog pessoal fazendo um link para o blog da turma e comentário/resumo da atividade. Para ler esse resumo acesse: osemarrodrigues@blogspot.com.
6. Planejando atividade com hipertexto. (14 a 23/03/2011)
Nesta atividade, criei um projeto sobre Tiradentes para ser executado com uma turma de 4ª série na escola Oneide pinto Lima. O projeto esta postado em meu blog pessoal. osemarrodrigues@blogspot.com.
7. Forum: Análise do planejamento.
Depois de postar o projeto na biblioteca do site do eproinfo material do aluno, cada cursista contribuiu analisando algumas atividades dos colegas.
8. Elaborar um relatório final. (23 a 26/03/2011)
Após a execução do projeto, elaboramos um relatório final, de como foi feita a realização do projeto. Leia meu relato acessando osemarrodrigues@blogspot.com.
9. Registro dogital da experiência - o hipertexto. (21 a 26/-3/2011)
Nesta etapa todos os cursistas deverão postar sua experiência ou seja seu relato/atividade no blog colaborativo da turma, fazendo um link para o blog pessoa. Leia minha atividade em meu blog pessoal. osemarrodrigues@blogspot.com.
10. Criação Pôsteres: avaliando a unidade 2.
Agora fizemos um registro digital, ou seja uma apresentação de slides avaliando a unidade 2. Veja em osemarrodrigues@blogspot.com.
UNIDADE 3: CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS


UNIDADE 4: PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS









unidade 3- atividade 4

Atividade 4
Cursista: Maria Alice Viana Sousa Borges
“Criando Roteiro para escolha de tema na Elaboração de Projeto na Escola.”
Ao desenvolver um roteiro é necessário uma  reflexão acerca de como desenvolvemos nossas ações pedagógicas.
Há um teórico que diz:
“É preciso substituir a pedagogia das certezas e dos saberes pré-fixados por uma pedagogia da pergunta”.
Assmann(2003)
Esta citação vem fortalecer a busca pela mudança na postura do educador. Através do dialogo podemos fazer as descobertas necessárias para desenvolver nossos projetos na escola.
Com este objetivo estabelecemos  algumas fases que podem orientar a busca de informação sobre os interesses dos alunos.
ROTEIRO
1-Conhecer a realidade dos alunos para compreender seus interesses;
2-Identificar e selecionar as curiosidades e os problemas enfrentados pelos alunos na escola ou fora dela;
3-pesquisar sobre os assuntos selecionados pelos alunos para que o professor tenha argumentos para conduzir a aprendizagem dos alunos;
4-Identificar os objetivos a serem alcançados neste tipo de aprendizagem;
5-Selecionar e organizar as estratégias pedagógicas adequadas para o seu conjunto de alunos.
Referencias Bibliograficas:
Assmann, Hugo: Reencantar A Educação: Rumo a sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes(2003).

Unidade 3-atividade 2

Atividade 2
Cursista: Maria Alice Viana Sousa Borges
Entendendo a Unidade 3
No curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, o estudo da Unidade 3 nos permitiu conhecer a relação existente entre Currículo, Projetos e Tecnologias.
O Currículo abrange todas as experiências de aprendizagens planejadas e desenvolvidas na escola. Os Projetos são todas as atividades organizadas com o objetivo de resolver um problema, uma necessidade especifica do aluno ou para colaborar de maneira decisiva para o trabalho em geral da escola. A Tecnologia faz parte da nossa pratica pedagógica. Elas incluem desde ferramentas, passando pelas técnicas até processos utilizados pelo professor para solucionar um problema ou uma curiosidade do aluno.
A autora deste estudo afirma que:
“Se as tecnologias  fazem parte de nossa pratica,
 elas também  vão se constituindo enquanto Curriculo.”
Maria Elizabete Almeida
O desafio consiste em integrar as tecnologias ao currículo escolar, utilizando para isso a Pedagogia de Projetos que permite ao professor definir um resultado a ser alcançado.
Na entrevista do autor Pedro Demo, ele pontua alguns destes desafios para a aprendizagem na escola. O principal é utilizar os computadores como prática diária, mostrando ao aluno que ele pode escrever na escola aquilo que ele já está fazendo no seu cotidiano em contato com a internet. Na escola ele copia porque educadores com perfil tradicional exigem que ele copie da lousa conhecimentos desvinculados da sua realidade. Já em contato com a internet, este mesmo aluno escreve porque quer interagir com pessoas online, trocando informações entre si. Este distanciamento entre o conhecimento da escola e o conhecimento da vida, torna a escola algo pouco interessante e com pouco valor para o aluno.
Pedro Demo  lembra-nos que um bom exemplo de Linguagem Digital são os jogos eletrônicos que qualquer aluno adora. Essa ferramenta pode ser utilizada na escola por ser uma Aprendizagem Situada no interesse do aluno. Se utilizarmos estas linguagens do século XXI, não estaremos abrindo mão dos textos. Os textos estão presentes nestes tipos de mídias e podem transformar-se em ambientes de aprendizagens.
A grande mudança deve começar pelo professor porque é ele que vai incluir no seu trabalho as novas tecnologias e aos poucos vai melhorando a cultura dos alunos. O perfil do educador do século XXI requer que ele saiba usar as tecnologias ,que se diferencie, que se reconstrua, que tenha blog e use como ferramenta  na sala de aula e que seja criativo na construção do seu próprio material didático. Ou seja, que seja criativo e estimule a criatividade de seus alunos.
Sua pratica deve estar pautada na Abordagem Construcionista. Nela o aluno por intermédio do computador “construirá” seu próprio conhecimento. É o desafio de uma pratica sem receita, baseada no dialogo com o aluno. Conhecer o mundo do aluno para identificar os conhecimentos que ele traz do cotidiano para ajuda-lo a reconstruí-lo em conhecimento acadêmico.
Uma das formas que favorece o aprendizado do aluno na Abordagem Construcionista é a Pedagogia de Projetos. Nesta pedagogia organiza-se as ações que irão produzir um movimento no sentido de buscar no futuro próximo uma nova situação que responda as indagações dos alunos ou caminha no sentido de melhor compreender os problemas levantados por eles.
As tecnologias e as mídias potencializam a construção de redes de conhecimentos e comunicação e os projetos impulsionam a resolução de problemas reais dos alunos.
As ações desenvolvidas nos projetos farão uma transformação individual e social nos participantes. Então, o currículo será construído no desenvolvimento destas ações. Ao assistir os registros produzidos na sala de aula, eles mesmos descobrirão outras necessidades.
O trabalho por projetos desenvolvido na perspectiva  integradora permitirá ao aluno expressar por meio de diferentes linguagens e formas de representações suas ideias, seus pontos de vista diferenciando-se dos demais alunos.
Portanto, nossa maior urgência é aprender a  valorizar o conhecimento do dia a dia do aluno, partindo das suas experiências, passando por vários  processos até transformá-los em conhecimento acadêmico. Trabalhar com projetos utilizando  as novas tecnologias como aliada da reconstrução dos nossos conceitos e de nossas praticas é compreender as linguagens da sociedade da aprendizagem.
Referencias Bibliograficas:
DEMO, Pedro: O Porvir: Desafios da linguagem do século XXI. Curitiba, PR: IBPEX, 2007.
Guia do Cursista-Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, 2010.


domingo, 10 de abril de 2011

PROJETO "Quem ama Cuida"

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Cursistas: Ju de Jesus
Maria Alice Viana Souza Borges
José  Jaires da Ponte Medeiros
Maria Helena de Araújo
Joseilde Gomes araújo


"Ambiente limpo não é o que mais se limpa
e sim o que menos se suja.”
               Este projeto foi realizado com objetivo de contribuir para a formação de alunos mais conscientes de seu papel no planeta, comprometidos com o bem estar de todos, aptos a fazerem escolhas conscientes, evitando o excesso no consumo de produtos que poluem o meio ambiente.
Veja o vídeo:
https://docs.google.com/leaf?id=0B0HhWAMDMWLcNjZlZDU4YWYtNzg5MS00MDNjLWE0Y2ItYmY5YmJiZjliN2Uz&hl=pt_BR

Entendendo a Unidade 3 ATV2

ATV2- und3
Jaires Medeiros

Entendendo a unidade 3

De acordo com Pedro Demo, a escola está distante dos desafios do século XX, entretanto, a maioria — senão todas — ainda não sabem lidar com o excesso de informação que os alunos podem trazer enquanto leitores virtuais, que possuem características diferenciadas de aprendizado devido ao novo processo de aquisição de conhecimento estabelecido pelas novas tecnologias. Sendo assim, muitas escolas são resistentes à utilização da internet no ambiente escolar. Preferem usufruir apenas dos DVDs, projetores, e outras novas tecnologias menos polêmicas por serem mais fáceis de controlar a “transmissão do conhecimento”. Na contramão, é difícil encontrar um aluno que não tenha paixão pela nova mídia” (DEMO, 2007: 86). Portanto, a escola deve tirar proveito dessa motivação e da grande habilidade dos alunos em lidar com as novas tecnologias e, assim, buscar alternativas para lidar com a nova mídia.
Outra forma de facilitar o aprendizado do aluno numa abordagem construcionista utilizando os recursos tecnológicos é através da pedagogia de projeto, visto que, estes são processos contínuos que não podem ser reduzidos a uma lista de objetivos e etapas. O uso do tempo e do espaço, bem como a organização do grupo, são partes integrantes do projeto e reflete uma concepção de conhecimento como produção coletiva, onde a experiência vivenciada e a produção cultural sistematizada se entrelaçam, dando significado às aprendizagens construídas. Por sua vez, estas são utilizadas em outras situações, mostrando, assim, que os aprendizes são capazes de estabelecer relações e utilizar o conhecimento aprendido, quando necessário. Neste contexto, os projetos de trabalho, não se inserem apenas numa proposta de renovação de atividades, tornando-se mais criativas, e sim numa mudança de postura, o que exige um repensar da prática pedagógica, e, portanto, uma quebra de paradigmas.
Além disso, a Pedagogia de Projetos se apresenta como um caminho para transformar a escola em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que dela participam e o uso das redes de computadores, através de ambientes de aprendizagem colaborativa e cooperativa, auxiliará bastante na construção de conhecimentos, habilidades e valores dos aprendizes. Contudo, cabe destacar que ao desenvolver projetos na escola, é necessário criar uma nova cultura educacional, uma vez que a utilização das tecnologias potencializam a construção de redes de conhecimento e comunicação e integralizam as diferentes áreas do conhecimento. Nesta perspectiva, o educando pode expressar suas ideias por meio de diversas linguagens e formas de representação.
Diante do exposto, vale ressaltar, a importância da integração de tecnologias da informação e comunicação, no sentido de entrelaçar essas duas vertentes, o que propicia a expansão das situações de aprendizagem e engloba a complexidade do conhecimento, da ciência e da tecnologia. Por conseguinte, os projetos de aprendizagem tem como objetivo, inovar as práticas de ensino no que concerne ao uso das tecnologias, visando proporcionar uma prática que privilegie o aprendizagem.


Referência:

DEMO, Pedro. O porvir: desafios da linguagem do século XXI. Curitiba, PR: Ibpex, 2007.

Guia do Cursista - Tecnologias na educação: Ensinado e aprendendo com as Tic.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

RELATÓRIO ANALÍTICO - QUEM AMA CUIDA.

Vejam na íntegrar o relatório completo quanto ao desenvolvimento do projeto "Quem ama cuida - lixo no ambiente escolar": http://jumarydejesus.blogspot.com/2011/04/quem-ama-cuida-lixo-no-ambiente-escolar.html

Relatório do Projeto Quem Ama Cuida do lixo no ambiente escolar.

    No Curso Tecnologias da Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, construímos uma proposta de trabalho para exercitar o registro digital de uma experiência desenvolvida na escola, para posteriormente ser publicada no blog pessoal e colaborativo da turma Sandra Santos. O Projeto “QUEM AMA CUIDA do Lixo no ambiente escolar”, foi planejado para ser executado na Escola Estadual Princesa Izabel, em uma turma de 4ª série no período de 11 a 31 de Março de 2011. A referida turma é composta de 33 alunos, entre eles encontram-se dois alunos com NEE (necessidades educacionais especiais). O grupo de trabalho foi composto por 05 cursistas, onde 04 deles são funcionários da referida escola. A outra integrante da equipe é de outra unidade escolar. Pelo fato de todos exercerem suas atividades em ambientes como: Sala de Recursos, Lied, Tv Escola e coordenação pedagógica, contamos com a coparticipação do professor da turma, o professor Cleutom José Paixão do Nascimento.

    O referido projeto contribuiu para conscientizar os discentes participantes da importância de refletir sobre a falta de cuidados com o lixo no ambiente escolar, na formação de valores, e atitudes menos consumistas de produtos com embalagens poluentes, bem como compreender o tempo de decomposição destas embalagens no meio ambiente. Decidimos produzir um vídeo com as imagens digitais devido a impossibilidade em utilizar o LIED da escola. A empresa que monta e habilita os computadores até a presente data não cumpriu o contrato de trabalho. A escolha pelo vídeo deu-se pela importância de explorar as novas tecnologias, utilizar os espaços de troca e de reflexões para incorporarmos as múltiplas linguagens do vídeo e como forma de divulgar o fazer dos alunos e educadores

    Inicialmente apresentamos o projeto a turma, trazendo à tona os conhecimentos prévios do educando em relação ao lixo e como ele cuida do lixo em casa e na escola. Definimos com eles as etapas do projeto e as pautas de filmagens. Os alunos mostraram-se receptivos e colaboradores. No dia das filmagens, os educandos ficaram inicialmente tímidos e alguns disseram que não saberiam o que dizer diante das câmeras. Porém, os voluntários iniciais ao concluírem suas participações influenciaram positivamente nos alunos inseguros. E a partir daí todos queriam participar: contaram como lidam com o lixo em casa, gravaram recados de conscientização, mostraram os trabalhos construídos sobre a temática com o professor da turma. Planejamos um dia para a coleta do lixo, neste dia os alunos sugeriram filmar o pátio antes e depois do lanche para comparação. Dividimos os alunos em grupos, entre eles decidiram qual deles iria ser o coletor. Distribuímos luvas para proteger as mãos. Compreenderam que para lidar com o lixo é necessário a proteção de luvas, máscaras, etc. Na roda de conversas, utilizamos o lixo coletado para trabalhar a classificação do lixo em Orgânico e Inorgânico, deixando claro qual o tipo de lixo que “a natureza agradece”. Depois identificamos o lixo, contextualizando-o com o tempo de decomposição dele na natureza através de uma tabela preenchida pelos próprios alunos. Em encontro posterior recapitulamos as atividades previstas no projeto, estimulamos a busca de sugestões para conscientização dos outros alunos da escola. Sugeriram exibir o vídeo para todos no dia da culminância do projeto.

    Sabemos que o vídeo ou a televisão, por si só, não garantem uma aprendizagem significativa. A presença do (a) professor (a) é indispensável. É ele/ela, com sua criatividade, bom senso, habilidade, experiência docente, que deve ser capaz de perceber ocasiões adequadas ao uso do vídeo. No entanto, criatividade, bom senso, experiência, não surgem do nada. A sociedade contemporânea é caracterizada pela multiplicidade de linguagens e por uma forte influência dos meios de comunicação. É preciso que nós educadores entendamos as linguagens das novas tecnologias em especial aqueles disponíveis em nossa escola. Como é o caso da TV, do vídeo, do slide e que possamos identificar suas potencialidades e peculiaridades. Precisamos estar preparados para utilizar a linguagem audiovisual com sensibilidade e senso crítico de forma a desenvolver, com nossos alunos, uma alfabetização audiovisual. O vídeo como um meio de divulgação é hoje a base de divulgação da linguagem audiovisual como um todo. Ele tornou acessível o registro e a documentação histórica das produções audiovisuais, a facilidade de ver, rever e analisar um produto audiovisual, a possibilidade de intervir parando, pausando, mudando o ritmo e até alterando uma sequência de imagens. Esperamos que nossa iniciativa neste Projeto “QUEM AMA CUIDA do lixo no ambiente escolar” possa inspirar a criatividade de outros educadores no uso das novas tecnologias no cotidiano da nossa unidade escolar.

terça-feira, 5 de abril de 2011

PLANO DE AULA

Escola E. Maria José de Nazaré F. Lima
Professores: Antônio José Andrade Almeida / Dirce Matos da Silva Nunes
Tema: Figuras Geométricas
Público Alvo: Alunos de 4ª Série do ensino fundamental.
Disciplina: Matemática e Artes
Objetivos:
- Desenvolver a criatividade dos alunos.
– Reconhecer e explorar algumas figuras geométricas planas (quadrado, triângulo, retângulo, paralelogramo).
– Desenvolver habilidades com as ferramentas de desenho e pintura do laptop, o colourpanit.
Desenvolvimento:
A aula será desenvolvida com o auxilio do computador, onde cada aluno irá construir um TANGRAM, utilizando as ferramentas de desenho disponíveis no laptop, o colourpaint. Posteriormente iremos identificar cada figura geométrica que compõe o tangram.
Ao final iremos construir esse mesmo desenho numa folha de papel, utilizando régua e, após pintar, cada aluno irá montar o maior número possível de figuras, usando as peças do tangram.

Avaliação: Será considerado o desenvolvimento de cada aluno na utilização das ferramentas do computador para a construção (desenho) do tangram, o desenvolvimento no reconhecimento e classificação das figuras geométricas contidas no tangram. E também a criatividade na montagem de figuras com essas peças.

Internet como espaço de autoria atv5und2

A internet como espaço de Autoria
JAIRES MEDEIROS ATV5UNID2
A Wikipédia é uma enciclopédia on-line e, como um meio para esse fim, é também uma comunidade virtual formada por pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo.
A Wikipédia pode possuir conteúdo que alguns leitores considerem desagradável ou ofensivo, mesmo que de modo excessivo. Qualquer um pode editar um artigo e as mudanças feitas são exibidas imediatamente. Portanto, a Wikipédia não pode garantir que artigos ou imagens serão sempre aceitáveis para todos os leitores, ou que eles seguirão normas sociais ou religiosas.
A Wikipédia contém artigos sobre diversos assuntos médicos e relacionados a saúde; no entanto não há absolutamente nenhuma garantia sobre a precisão dos artigos e é recomendado procurar um profissional de saúde na sua região.
Todos os wikipedistas possuem suas próprias páginas de usuário, mas que devem apresentar somente informações relevantes para trabalhar numa enciclopédia. Se desejar criar uma página pessoal ou blog, utilize um dos inúmeros provedores da Internet disponíveis.
Wikcionário é um projeto web multílingue pertencente à Wikimedia Foundation (sendo assim, projeto gêmeo da Wikipédia) com a finalidade de criar um dicionário eletrônico de conteúdo livre, disponível em mais de 172 línguas diferentes. Ao contrário do padrão normal de dicionários, este é escrito colaborativamente por voluntários que usam o software wiki, permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.Tal como o seu projeto gémeo Wikipédia, o Wikcionário é executado pela Wikimedia Foundation. Pelo fato de o Wikcionário não ser limitado por de espaço de imprensa, a maioria das versões de diferentes idiomas do Wikcionário fornece definições e traduções de palavras de diversas línguas, e algumas edições oferecem informações adicionais, tipicamente encontrados em tesauros e léxicos.
Google Docs; é um editor de texto on line que permite ao usuário salvar seus documentos na internet, dando nos então a oportunidade de não precisarmos de pen drive de infinitos gigas e ainda termos a facilidade de acessarmos em qualquer lugar que tenha internet disoponível.
Blog; é um link/site de relacionamento pessoal social, onde as pessoas podem anunciar noticias diversas, e compartilhar de temas simples e complexo na sociedade, expondo suas idéias, fotos, documentários, etc.
Jaires Medeiros.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

VISITE MEU BLOG E DEIXE O SEU COMENTÁRIO !
ABRAÇO HELENA ARAÚJO

Atividade 7

Relatório Final

Durante a execução do Projeto "Quem Ama Cuida"na turma  421 do professor Cleuton paixão,os alunos participaram ativamente e se envolveram fazendo questionamentos e dando sugestões e pode-se perceber  que eles conseguiram compreender  o foco e a proposta da atividade realizada na sala de aula ,e a forma  utilizada para apresentar a atividade  foi clara,pois utilizamosn vídeos e filmamos  os alunos  no ambiente escolar no momento do lanche.
O projeto veio abordando  um tema bem presente nodia-a-dia dos alunos,e pode-se  verificar que eles não tinham dúvidas  e até deram sugestões ,ajudadndo os colegas com dificuldades.
Os equipamentos utilizados foram:filmadora,DVD,datashow,e funcionaram a contento permitindo assim que o trabalho acontecesse dentro do programado.
O Projeto veio contribuir com a aprendizagem  dos executores  e dos alunos envolvidos.Essa experiência foi  gratificante  e veio  somar  com o nosso crescimento profissional.

domingo, 3 de abril de 2011

Meu Portfólio


Portfólio de MARIA ALICE VIANA SOUSA BORGES

Desenho produzido por minha aluna
 Com  autismo B.D.F.


UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

1. Apresentando o curso (curso e-proinfo de 14 a 18.02.2011)

O curso iniciou com a apresentação do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Conhecemos o Guia do Cursista, o conteúdo do CDROM e recebemos orientação de como executar as atividades desta unidade de estudo. Acessei meu Gmail e o meu Blog criados no módulo anterior.

Ao conhecer como o curso irá funcionar, percebemos que participar de um curso de 100 horas representa um enorme desafio para nós educadores que assumimos uma jornada de 40 horas semanais. Acredito que precisaremos da compreensão do diretor da nossa unidade escolar, no sentido de nos permitir fazer pesquisas na escola para fundamentar os textos que iremos produzir ou autorizar o uso da internet para aqueles que não dispõe em casa.

2. FÓRUM: Conhecendo a turma: QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ ? (15 e 17.02.2011)

Apresentei-me como professora Alice Viana, indiquei que trabalho na sala de recursos da Escola Estadual Princesa Izabel , localizada na Rua Eliezer Levi, bairro Central na Cidade de Macapá, Estado do Amapá.

Enfatizei que como professor aprendiz procuro estar sempre atualizada porque o campo educacional é dinâmico. Requer de nós novas posturas e novas praticas educativas. Sempre que ouço uma expressão desconhecida, um autor ou uma ferramenta pedagógica inovadora anoto-a para verificar na internet do que se trata.

Além da produção deste texto comentei o texto de duas colegas de curso, a Ozemar e a Helem Geane pelas reflexões postadas por elas.

3. FÓRUM : Educação e Tecnologia (17 a 19.02.2011)

Sobre este tema acredito que o primeiro passo é estarmos conscientes do que temos em mãos um grande volume de informações e delas selecionarmos aquelas que nos permite utiliza-las para melhorar nosso desempenho profissional. Conhecer as novas tecnologias e saber utiliza-las é fundamental.

Postei comentários no texto das colegas Joseilde e Mª Cristina refletindo sobre o papel das nossas escolas como reprodutora ou articuladora do conhecimento.

4. Novas Tecnologias e Aprendizagem (17 a 19.02.2011)

Publiquei no diário de bordo que As escolas ainda não conseguiram lidar bem com as novas tecnologias porque conforme disse Ladislaw Dowbor “não se trata de inundar as escolas de computadores”. Apenas ter computadores nas escolas não é tudo, se os profissionais não souberem como lidar com essas tecnologias e não souberem ensinar seu aluno a interagir com elas nada irá mudar.

5. Tecnologia na Escola (23 a 25.02.2011)

Publiquei na ferramenta Biblioteca, em Material do aluno um texto sobre uma pesquisa realizada no interior da Escola Estadual Princesa Izabel sobre as tecnologias mais utilizadas pelos professores e de que forma eles estão utilizando-as. Concluímos na pesquisa que os educadores utilizam as tecnologias disponíveis, aguardam ansiosos pela chegada de outras mídias e suas respostas demonstraram intenções e tentativas de adequarem-se a este novo panorama educacional.

6.Trabalho por Projeto ( 26.02 a 02.03.2011)

Publiquei este texto na ferramenta Biblioteca-material do aluno e iniciei o texto utilizando a afirmativa de que “ Uma aprendizagem significativa é aquela em que o aluno encontra sentido naquilo que está aprendendo”. Esta aprendizagem é o maior desafio do educador contemporâneo.

Não devemos perder o foco de que vivemos em uma sociedade da aprendizagem na qual aprender é uma exigência social. Buscar desenvolver praticas pedagógicas integradoras capazes de contemplar os conteúdos curriculares e ao mesmo tempo desenvolver competências e habilidades para utilizar as diferentes tecnologias disponíveis na escola.

7. Refletindo sobre a própria Aprendizagem (03 a 06.03.2011).

Esta atividade foi publicada no blog “EDUCAR COM CARINHO” no endereço aliceap.blogspot.com

Participar do Curso eproinfo Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC esta representando uma oportunidade para refletir sobre o papel da tecnologia na vida cotidiana de nós educadores.

Conhecer as TICs , os métodos de aprendizagem ativa através da construção de projetos tudo isto é muito novo e requer habilidades técnicas que estamos buscando desenvolver neste curso .Pretendemos reunir teoria, pratica e o domínio das novas tecnologias no planejamento dos ambientes de aprendizagem de nossos alunos.

UNIDADE 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia

1-Avaliando a Unidade 1:

Avaliamos em nosso encontro presencial ocorrido no dia 10/03/2011.

2-Forum: As linguagens da Internet

Participei comentando a postagem de dois colegas do curso.

3-Criando um conceito de hipertexto:

Navegando em busca do conceito de Hipertexto , a definição que nos permite utilizar no campo educacional é o que define como um texto que permite ao leitor contribuir com o conteúdo ampliando-o ou modificando.

4-Criação do Portfólio:

Na construção do portfólio busquei traçar um perfil da profissional de educação que sou, demonstrando um pouco daquilo que o desafio de educar representa. O nome do meu blog representa um pouco do que faço no dia-a-dia : “Educar com carinho “ , dispensando uma atenção a mais aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais na sala de recursos.

5-A internet como espaço de autoria:

Produzi um texto e publiquei no meu blog “Educar com carinho” e no blog colaborativo da turma.

6-Biblioteca: Planejando atividade com hipertexto:

Planejamos um projeto que culmina com a construção de um video devido o LIED da nossa escola não estar funcionando.

7-Forum: Analise do planejamento:

Ainda não pude comentar o projeto porque os colegas ainda não puderam publicar seus planejamentos.

8-Relatorio Final do Projeto “QUEM AMA CUIDA do lixo no ambiente escolar”.

Construí um texto relatando tudo aquilo que executamos na turma do professor Cleutom na Escola Princesa Isabel.
9-Registro Digital da experiência

Nesta atividade publicamos no blog colaborativo http:/ntecurso100horas.blogspot.com um link para que os colegas possam acessar o blog individual de cada cursista.

10-Criação Pôsteres: Avaliando a Unidade 2

Para avaliar esta unidade construí 05 slides para demonstrar como foi minha compreensão desta unidade.

UNIDADE 3: Pratica Pedagógica e Mídias Digitais.

UNIDADE 4: Currículos, projetos e Tecnologias.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Visite meu blog

Conheça uma experiencia desenvolvida na escola Princesa Izabel, voce poderá conhecer meu portfolio individual ou assistir o slide com o resumo da unidade 2 do curso.Tenho certeza que voce vai gostar.
Estou esperando sua visita.

http://aliceap.blogspot.com/