TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
ALUNO: ANDRÉA DÓRIA
UNIDADE : 03
ATIVIDADE: 02
Entendendo a Unidade 03
A escola esta esta longe dos desafios que a sociedade atual propõe, vivemos numa era tecnológica a qual a escola não acompanha, a metodologia seguida em sua maioria não instiga no aluno uma interação mais propicia ao aprendizado, ainda esta muito preocupada com conteúdos e principalmente com textos prontos. A criança em seu cotidiano se depara com muitas mídias, computadores e celurares principalmente, e são utilizadas pelos mesmos com muita facilidade, aprendem numa velocidade incrível seu manuseio, enquanto os textos que são utilizados em sala não despertam nem um interesse , tudo isso porque a linguagem utilizada na escola não faz parte do cotidiano por elas vivenciado. Não que os textos sejam excluídos, mas de uma certa forma devem interagir com internete e outras mídias e para isso principalmente ao professor e necessário que aprenda a lidar com essas ferramentas, ser capaz de produzir seu próprio material didático, ser criativo e provocar no aluno a busca constante do conhecimento.
A utilização das tecnologias nas escolas públicas iniciou-se por volta dos anos oitenta, com abordagens instrucionista, pela qual o computador é um meio de informatização dos métodos tradicionais, ou seja , as informações já vinham prontas ao aluno . Na abordagem construcionista acontece uma interação do aluno, o conhecimento é construído de forma mais concreta sendo algo de sua própria autoria.
O aprender se torna algo prazeroso e significativo quando percebe-se como autor do próprio conhecimento, e a ideia de projeto é um desejo que o ser humano busca ao longo da vida e ao tornar este desejo realidade lhe traz uma enorme satisfação. O aluno precisa encontrar sentido naquilo que aprende e a ideia de se trabalhar com projetos permite colocar em pratica aquilo que se sabe e instiga a busca de comprender oque ainda não se descobriu.
O trabalho com projetos propõe uma nova visão educacional, principalmente a postura do professor diante do aluno, seu papel é fundamental nesse contexto, pois o mesmo serve como articulador e é através da interação com os alunos que se descobre os temas a serem abordados .
São inúmeras possiblidades que o trabalho com projeto favorece, a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e a utilização de diferentes mídias são algumas dessas possibilidades. Dai a importância de integrar o projeto ao currículo.
O currículo tem sido orientado a transmissão de conhecimentos , com uma seleção organizada de conteúdos com objetivo de que o aluno alcance determinados resultados , no entanto para uma escola que promove um espaço de conhecimento o desenvolvimento do mesmo vai além das grades curriculares e envolve não só o aluno mas tudo que faz parte de sua vida . A integração de tecnologias ao currículo como a internet e web permitem expandir a aprendizagem do aluno assim como também a identificação dos avanços e das dificuldades dos mesmos.
Referencias Bibliograficas:
DEMO, Pedro : O porvir: Desafios da linguagem do século XXI. Curitiba, PR: IBEX, 2007.
Guia do Cursista – Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário