NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 2 – Atividade 5
Macapá-AP, 29 de março de 2011
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 2 – Atividade 5
Macapá-AP, 29 de março de 2011
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/
Atividade 6
Justificativa:
Tendo em vista a homenagem pelo dia de Tiradentes que ocorrerá em abril, é de grande relevância desenvolver atividades que visem um maior conhecimento sobre esse ícone da história do Brasil . Nesse sentido, o projeto será desenvolvido na escola estadual Oneide Pinto Lima com a turma 411 do 1º turmo da professora Alessandra.
Objetivo Geral:
• Realizar as tarefas propostas pelo professor, mediante informações obtidas em livros, revistas e através da navegação pelos hipertextos disponibilizados na internet mediante processo colaborativo de aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia de Tiradentes.
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa, além de livros que falem sobre Tiradentes.
• Reconhecer a importância de Tiradentes para a história do Brasil.
Desenvolvimento:
O trabalho será desenvolvido em duplas ou trios, que deverão fazer pesquisa em livros, acessar e navegar a internet nos sites indicados pela professora. (http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes).
Pedir para os alunos acessarem a internet no site WWW.google.com.br , fazer a pesquisa e anotar os fatos mais importantes sobre a vida e morte de Tiradentes e traze para a escola.
A pesquisa será dividida em: biografia, cartazes, poesias, produção de textos, etc.
Após a pesquisa a professora deverá confeccionar junto com os alunos um texto coletivo com as informações obtidas pelos alunos durante a navegação na internet.
O texto deverá conter biografia, julgamento e sentença, Inconfidência Mineira e legado de Tiradentes perante a história do Brasil.
Indagar os alunos como foi a experiência com uma nova fonte de pesquisa?
As pesquisas com hipertextos ajudaram a compreender melhor o estudo do texto em questão?
Após a construção do texto e da pesquisa, os mesmos serão postados no blog pessoal da professora Osemar, no endereço osemarrodrigues@blogspot.com. Fazendo um link para o blog da turma do curso 100 horas no site eproinfo http://ntecurso100horas.blogspot.com.
A culminância do projeto se dará no dia 21 de abril Dia de Tiradentes com uma pequena exposição no corredor da escola dos cartazes, fotografias, poesias e textos produzidos pelos alunos da turma 411 no 1º turno, onde os demais alunos das outras turmas poderão vislumbrar a pesquisa realizada.
Recursos:
Materiais: livros, computadores, fotos, cartolina, lápis, textos sobre o assunto, etc.
Humanos: alunos e professores da turma 411 do 1º turno da escola Oneide Pinto Lima.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da pesquisa, com atividades diversificadas sobre o tema em estudo, fazendo um apanhado individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento,a cooperação, o interesse de cada um em realizar a tarefa. Além de avaliar também a criatividade dos alunos com relação as produções textuais e confecção de cartazes, e poesias sobre o tema abordado.
Referencias bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/
http://www.google.com.br
Guia do cursista: Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TICs.
Livro didático do aluno
Tendo em vista a homenagem pelo dia de Tiradentes que ocorrerá em abril, é de grande relevância desenvolver atividades que visem um maior conhecimento sobre esse ícone da história do Brasil . Nesse sentido, o projeto será desenvolvido na escola estadual Oneide Pinto Lima com a turma 411 do 1º turmo da professora Alessandra.
Objetivo Geral:
• Realizar as tarefas propostas pelo professor, mediante informações obtidas em livros, revistas e através da navegação pelos hipertextos disponibilizados na internet mediante processo colaborativo de aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia de Tiradentes.
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa, além de livros que falem sobre Tiradentes.
• Reconhecer a importância de Tiradentes para a história do Brasil.
Desenvolvimento:
O trabalho será desenvolvido em duplas ou trios, que deverão fazer pesquisa em livros, acessar e navegar a internet nos sites indicados pela professora. (http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes).
Pedir para os alunos acessarem a internet no site WWW.google.com.br , fazer a pesquisa e anotar os fatos mais importantes sobre a vida e morte de Tiradentes e traze para a escola.
A pesquisa será dividida em: biografia, cartazes, poesias, produção de textos, etc.
Após a pesquisa a professora deverá confeccionar junto com os alunos um texto coletivo com as informações obtidas pelos alunos durante a navegação na internet.
O texto deverá conter biografia, julgamento e sentença, Inconfidência Mineira e legado de Tiradentes perante a história do Brasil.
Indagar os alunos como foi a experiência com uma nova fonte de pesquisa?
As pesquisas com hipertextos ajudaram a compreender melhor o estudo do texto em questão?
Após a construção do texto e da pesquisa, os mesmos serão postados no blog pessoal da professora Osemar, no endereço osemarrodrigues@blogspot.com. Fazendo um link para o blog da turma do curso 100 horas no site eproinfo http://ntecurso100horas.blogspot.com.
A culminância do projeto se dará no dia 21 de abril Dia de Tiradentes com uma pequena exposição no corredor da escola dos cartazes, fotografias, poesias e textos produzidos pelos alunos da turma 411 no 1º turno, onde os demais alunos das outras turmas poderão vislumbrar a pesquisa realizada.
Recursos:
Materiais: livros, computadores, fotos, cartolina, lápis, textos sobre o assunto, etc.
Humanos: alunos e professores da turma 411 do 1º turno da escola Oneide Pinto Lima.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da pesquisa, com atividades diversificadas sobre o tema em estudo, fazendo um apanhado individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento,a cooperação, o interesse de cada um em realizar a tarefa. Além de avaliar também a criatividade dos alunos com relação as produções textuais e confecção de cartazes, e poesias sobre o tema abordado.
Referencias bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/
http://www.google.com.br
Guia do cursista: Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TICs.
Livro didático do aluno
Nenhum comentário:
Postar um comentário