Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs
UNIDADE 1. Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
1. Apresentando o curso: ( 14 à 28/02/2011)
No primeiro dia de aula do curso a professora Sandra Santos iniciou com a apresentação do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Depois recebemos orientações sobre a contextualização da 1ª unidade, cadastro e treinamento do eproinfo e eu como não tinha Blog, criei o meu.
2. Forum: Conhecendo a turma: Quem sou eu como professor e aprendiz? (15 a 17/02/2011)
Nesta atividade, foi feita uma reflexão sobre o que é ser professor hoje?, para essa reflexão lemos o texto do guia do cursista “ aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade”, após o texto construído postamos no fórum do eproinfo e aproveitamos para comentar criticamente as postagens dos colegas. Veja esta reflexão em osemarrodrigues@blogspot.com.
3. Forum: Educação e tecnologia. (17 a 19/02/2011)
O foco da terceira atividade foi a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor que está disponível no DVD do curso, e ler a entrevista de Elisabete Almeida disponível do guia do cursista. Após assistir e ler as entrevistas fizemos uma reflexão sobre Educação e Tecnologia enfatizando alguns aspectos relacionados à nossa preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Quer saber mais clique aqui osemarrodrigues@blogspot.com.
4. Novas Tecnologias e aprendizagem. (20 a 22/02/2011)
A partir das leituras e reflexões levantadas nos momentos de aprendizagem, registramos no diário de bordo do eproinfo a nossa reflexão sobre o que tínhamos estudado até a data, refletimos então sobre: como a escola vem lidando com as novas tecnologias? E como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
5. Tecnologia na Escola. (23 a 25/02/011)
Nesta atividade foi feita uma pesquisa no interior da escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Após a realização da pesquisa postei em biblioteca material do aluno no site do eproinfo com o tema: Minha escola. Quer ver a pesquisa completa acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
6. Trabalho por projeto. (26/02 a 02/03/2011)
Agora tivemos a oportunidade de aprofundar nossa compreensão acerca da temática por meio de uma atividade de pesquisa, a qual falei a situação da escola onde trabalho atualmente e pesquisei na internet sobre o assunto, fazendo uma reflexão e postando a mesma em biblioteca material do aluno com o tema Trabalho por projeto. Para ter aceso a essa reflexão acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
7. Refletindo sobre a própria atividade. (03 a 06/03/011).
Essa foi a última atividade dessa unidade, fizemos então uma reflexão sobre a aprendizagem até o momento, levando em consideração a pratica pedagógica, os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as tecnologias existentes na escola. Leia minha reflexão em osemarrodrigues@blogspot.com.
UNIDADE 2. Internet, Hipertexto e Hipermídia. (10 a 27/03/2011)
1. Avaliando a unidade 1 e iniciando a unidade 2.
Este encontro foi presencial, nele avaliamos a unidade e a professora Sandra Santos fez a contextualização do tema e da unidade 2.
2. Fórum: As linguagens da Internet – o hipertexto. (10 a 12/03/011)
Nesta atividade foi feita uma pesquisa sobre o hipertexto, procuramos diversos conceitos da temática colamos e atribuímos trechos de nossa autoria, assim como refletimos e relatamos sobre a importância do hipertexto para pratica profissional. Postamos nossa atividade no fórum do site do eproinfo fazendo comentários sobre a pesquisa dos colegas. Quer saber mais acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
3. Criando um conceito de hipertexto. (10 a 12/03/011)
Aqui somente pegamos nossa pesquisa e fizemos links para o endereço onde foi retirado os conceitos e postamos a mesma no blog pessoal.
4. Criando um portfólio navegável. (10 a 27/03/2001)
Aqui criamos um portfólio das atividades realizadas durante a realização do curso até o momento, essa atividade está postada no blog pessoal.
5. A internet como espaço de autoria. (13 a 16/03/011)
Nesta atividade foi feita a leitura do texto: A internet como espaço de autoria, no guia do cursista, além de pesquisar na internet sobre wikipédia, wikicionário, editores cooperativos, etc... eláramos um texto sobre o assunto e postamos em nosso blog pessoal fazendo um link para o blog da turma e comentário/resumo da atividade. Para ler esse resumo acesse: osemarrodrigues@blogspot.com.
6. Planejando atividade com hipertexto. (14 a 23/03/2011)
Nesta atividade, criei um projeto sobre Tiradentes para ser executado com uma turma de 4ª série na escola Oneide pinto Lima. O projeto esta postado em meu blog pessoal. osemarrodrigues@blogspot.com.
7. Forum: Análise do planejamento.
Depois de postar o projeto na biblioteca do site do eproinfo material do aluno, cada cursista contribuiu analisando algumas atividades dos colegas.
8. Elaborar um relatório final. (23 a 26/03/2011)
Após a execução do projeto, elaboramos um relatório final, de como foi feita a realização do projeto. Leia meu relato acessando osemarrodrigues@blogspot.com.
9. Registro dogital da experiência - o hipertexto. (21 a 26/-3/2011)
Nesta etapa todos os cursistas deverão postar sua experiência ou seja seu relato/atividade no blog colaborativo da turma, fazendo um link para o blog pessoa. Leia minha atividade em meu blog pessoal. osemarrodrigues@blogspot.com.
10. Criação Pôsteres: avaliando a unidade 2.
Agora fizemos um registro digital, ou seja uma apresentação de slides avaliando a unidade 2. Veja em osemarrodrigues@blogspot.com.
UNIDADE 3: CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS
UNIDADE 4: PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
UNIDADE 1. Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
1. Apresentando o curso: ( 14 à 28/02/2011)
No primeiro dia de aula do curso a professora Sandra Santos iniciou com a apresentação do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. Depois recebemos orientações sobre a contextualização da 1ª unidade, cadastro e treinamento do eproinfo e eu como não tinha Blog, criei o meu.
2. Forum: Conhecendo a turma: Quem sou eu como professor e aprendiz? (15 a 17/02/2011)
Nesta atividade, foi feita uma reflexão sobre o que é ser professor hoje?, para essa reflexão lemos o texto do guia do cursista “ aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade”, após o texto construído postamos no fórum do eproinfo e aproveitamos para comentar criticamente as postagens dos colegas. Veja esta reflexão em osemarrodrigues@blogspot.com.
3. Forum: Educação e tecnologia. (17 a 19/02/2011)
O foco da terceira atividade foi a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor que está disponível no DVD do curso, e ler a entrevista de Elisabete Almeida disponível do guia do cursista. Após assistir e ler as entrevistas fizemos uma reflexão sobre Educação e Tecnologia enfatizando alguns aspectos relacionados à nossa preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Quer saber mais clique aqui osemarrodrigues@blogspot.com.
4. Novas Tecnologias e aprendizagem. (20 a 22/02/2011)
A partir das leituras e reflexões levantadas nos momentos de aprendizagem, registramos no diário de bordo do eproinfo a nossa reflexão sobre o que tínhamos estudado até a data, refletimos então sobre: como a escola vem lidando com as novas tecnologias? E como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
5. Tecnologia na Escola. (23 a 25/02/011)
Nesta atividade foi feita uma pesquisa no interior da escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Após a realização da pesquisa postei em biblioteca material do aluno no site do eproinfo com o tema: Minha escola. Quer ver a pesquisa completa acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
6. Trabalho por projeto. (26/02 a 02/03/2011)
Agora tivemos a oportunidade de aprofundar nossa compreensão acerca da temática por meio de uma atividade de pesquisa, a qual falei a situação da escola onde trabalho atualmente e pesquisei na internet sobre o assunto, fazendo uma reflexão e postando a mesma em biblioteca material do aluno com o tema Trabalho por projeto. Para ter aceso a essa reflexão acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
7. Refletindo sobre a própria atividade. (03 a 06/03/011).
Essa foi a última atividade dessa unidade, fizemos então uma reflexão sobre a aprendizagem até o momento, levando em consideração a pratica pedagógica, os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as tecnologias existentes na escola. Leia minha reflexão em osemarrodrigues@blogspot.com.
UNIDADE 2. Internet, Hipertexto e Hipermídia. (10 a 27/03/2011)
1. Avaliando a unidade 1 e iniciando a unidade 2.
Este encontro foi presencial, nele avaliamos a unidade e a professora Sandra Santos fez a contextualização do tema e da unidade 2.
2. Fórum: As linguagens da Internet – o hipertexto. (10 a 12/03/011)
Nesta atividade foi feita uma pesquisa sobre o hipertexto, procuramos diversos conceitos da temática colamos e atribuímos trechos de nossa autoria, assim como refletimos e relatamos sobre a importância do hipertexto para pratica profissional. Postamos nossa atividade no fórum do site do eproinfo fazendo comentários sobre a pesquisa dos colegas. Quer saber mais acesse osemarrodrigues@blogspot.com.
3. Criando um conceito de hipertexto. (10 a 12/03/011)
Aqui somente pegamos nossa pesquisa e fizemos links para o endereço onde foi retirado os conceitos e postamos a mesma no blog pessoal.
4. Criando um portfólio navegável. (10 a 27/03/2001)
Aqui criamos um portfólio das atividades realizadas durante a realização do curso até o momento, essa atividade está postada no blog pessoal.
5. A internet como espaço de autoria. (13 a 16/03/011)
Nesta atividade foi feita a leitura do texto: A internet como espaço de autoria, no guia do cursista, além de pesquisar na internet sobre wikipédia, wikicionário, editores cooperativos, etc... eláramos um texto sobre o assunto e postamos em nosso blog pessoal fazendo um link para o blog da turma e comentário/resumo da atividade. Para ler esse resumo acesse: osemarrodrigues@blogspot.com.
6. Planejando atividade com hipertexto. (14 a 23/03/2011)
Nesta atividade, criei um projeto sobre Tiradentes para ser executado com uma turma de 4ª série na escola Oneide pinto Lima. O projeto esta postado em meu blog pessoal. osemarrodrigues@blogspot.com.
7. Forum: Análise do planejamento.
Depois de postar o projeto na biblioteca do site do eproinfo material do aluno, cada cursista contribuiu analisando algumas atividades dos colegas.
8. Elaborar um relatório final. (23 a 26/03/2011)
Após a execução do projeto, elaboramos um relatório final, de como foi feita a realização do projeto. Leia meu relato acessando osemarrodrigues@blogspot.com.
9. Registro dogital da experiência - o hipertexto. (21 a 26/-3/2011)
Nesta etapa todos os cursistas deverão postar sua experiência ou seja seu relato/atividade no blog colaborativo da turma, fazendo um link para o blog pessoa. Leia minha atividade em meu blog pessoal. osemarrodrigues@blogspot.com.
10. Criação Pôsteres: avaliando a unidade 2.
Agora fizemos um registro digital, ou seja uma apresentação de slides avaliando a unidade 2. Veja em osemarrodrigues@blogspot.com.
UNIDADE 3: CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS
UNIDADE 4: PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário