segunda-feira, 11 de abril de 2011

Unidade 3-atividade 2

Atividade 2
Cursista: Maria Alice Viana Sousa Borges
Entendendo a Unidade 3
No curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, o estudo da Unidade 3 nos permitiu conhecer a relação existente entre Currículo, Projetos e Tecnologias.
O Currículo abrange todas as experiências de aprendizagens planejadas e desenvolvidas na escola. Os Projetos são todas as atividades organizadas com o objetivo de resolver um problema, uma necessidade especifica do aluno ou para colaborar de maneira decisiva para o trabalho em geral da escola. A Tecnologia faz parte da nossa pratica pedagógica. Elas incluem desde ferramentas, passando pelas técnicas até processos utilizados pelo professor para solucionar um problema ou uma curiosidade do aluno.
A autora deste estudo afirma que:
“Se as tecnologias  fazem parte de nossa pratica,
 elas também  vão se constituindo enquanto Curriculo.”
Maria Elizabete Almeida
O desafio consiste em integrar as tecnologias ao currículo escolar, utilizando para isso a Pedagogia de Projetos que permite ao professor definir um resultado a ser alcançado.
Na entrevista do autor Pedro Demo, ele pontua alguns destes desafios para a aprendizagem na escola. O principal é utilizar os computadores como prática diária, mostrando ao aluno que ele pode escrever na escola aquilo que ele já está fazendo no seu cotidiano em contato com a internet. Na escola ele copia porque educadores com perfil tradicional exigem que ele copie da lousa conhecimentos desvinculados da sua realidade. Já em contato com a internet, este mesmo aluno escreve porque quer interagir com pessoas online, trocando informações entre si. Este distanciamento entre o conhecimento da escola e o conhecimento da vida, torna a escola algo pouco interessante e com pouco valor para o aluno.
Pedro Demo  lembra-nos que um bom exemplo de Linguagem Digital são os jogos eletrônicos que qualquer aluno adora. Essa ferramenta pode ser utilizada na escola por ser uma Aprendizagem Situada no interesse do aluno. Se utilizarmos estas linguagens do século XXI, não estaremos abrindo mão dos textos. Os textos estão presentes nestes tipos de mídias e podem transformar-se em ambientes de aprendizagens.
A grande mudança deve começar pelo professor porque é ele que vai incluir no seu trabalho as novas tecnologias e aos poucos vai melhorando a cultura dos alunos. O perfil do educador do século XXI requer que ele saiba usar as tecnologias ,que se diferencie, que se reconstrua, que tenha blog e use como ferramenta  na sala de aula e que seja criativo na construção do seu próprio material didático. Ou seja, que seja criativo e estimule a criatividade de seus alunos.
Sua pratica deve estar pautada na Abordagem Construcionista. Nela o aluno por intermédio do computador “construirá” seu próprio conhecimento. É o desafio de uma pratica sem receita, baseada no dialogo com o aluno. Conhecer o mundo do aluno para identificar os conhecimentos que ele traz do cotidiano para ajuda-lo a reconstruí-lo em conhecimento acadêmico.
Uma das formas que favorece o aprendizado do aluno na Abordagem Construcionista é a Pedagogia de Projetos. Nesta pedagogia organiza-se as ações que irão produzir um movimento no sentido de buscar no futuro próximo uma nova situação que responda as indagações dos alunos ou caminha no sentido de melhor compreender os problemas levantados por eles.
As tecnologias e as mídias potencializam a construção de redes de conhecimentos e comunicação e os projetos impulsionam a resolução de problemas reais dos alunos.
As ações desenvolvidas nos projetos farão uma transformação individual e social nos participantes. Então, o currículo será construído no desenvolvimento destas ações. Ao assistir os registros produzidos na sala de aula, eles mesmos descobrirão outras necessidades.
O trabalho por projetos desenvolvido na perspectiva  integradora permitirá ao aluno expressar por meio de diferentes linguagens e formas de representações suas ideias, seus pontos de vista diferenciando-se dos demais alunos.
Portanto, nossa maior urgência é aprender a  valorizar o conhecimento do dia a dia do aluno, partindo das suas experiências, passando por vários  processos até transformá-los em conhecimento acadêmico. Trabalhar com projetos utilizando  as novas tecnologias como aliada da reconstrução dos nossos conceitos e de nossas praticas é compreender as linguagens da sociedade da aprendizagem.
Referencias Bibliograficas:
DEMO, Pedro: O Porvir: Desafios da linguagem do século XXI. Curitiba, PR: IBPEX, 2007.
Guia do Cursista-Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, 2010.


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