ATV2- und3
Jaires Medeiros
Entendendo a unidade 3
De acordo com Pedro Demo, a escola está distante dos desafios do século XX, entretanto, a maioria — senão todas — ainda não sabem lidar com o excesso de informação que os alunos podem trazer enquanto leitores virtuais, que possuem características diferenciadas de aprendizado devido ao novo processo de aquisição de conhecimento estabelecido pelas novas tecnologias. Sendo assim, muitas escolas são resistentes à utilização da internet no ambiente escolar. Preferem usufruir apenas dos DVDs, projetores, e outras novas tecnologias menos polêmicas por serem mais fáceis de controlar a “transmissão do conhecimento”. Na contramão, é difícil encontrar um aluno que não tenha paixão pela nova mídia” (DEMO, 2007: 86). Portanto, a escola deve tirar proveito dessa motivação e da grande habilidade dos alunos em lidar com as novas tecnologias e, assim, buscar alternativas para lidar com a nova mídia.
Outra forma de facilitar o aprendizado do aluno numa abordagem construcionista utilizando os recursos tecnológicos é através da pedagogia de projeto, visto que, estes são processos contínuos que não podem ser reduzidos a uma lista de objetivos e etapas. O uso do tempo e do espaço, bem como a organização do grupo, são partes integrantes do projeto e reflete uma concepção de conhecimento como produção coletiva, onde a experiência vivenciada e a produção cultural sistematizada se entrelaçam, dando significado às aprendizagens construídas. Por sua vez, estas são utilizadas em outras situações, mostrando, assim, que os aprendizes são capazes de estabelecer relações e utilizar o conhecimento aprendido, quando necessário. Neste contexto, os projetos de trabalho, não se inserem apenas numa proposta de renovação de atividades, tornando-se mais criativas, e sim numa mudança de postura, o que exige um repensar da prática pedagógica, e, portanto, uma quebra de paradigmas.
Além disso, a Pedagogia de Projetos se apresenta como um caminho para transformar a escola em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que dela participam e o uso das redes de computadores, através de ambientes de aprendizagem colaborativa e cooperativa, auxiliará bastante na construção de conhecimentos, habilidades e valores dos aprendizes. Contudo, cabe destacar que ao desenvolver projetos na escola, é necessário criar uma nova cultura educacional, uma vez que a utilização das tecnologias potencializam a construção de redes de conhecimento e comunicação e integralizam as diferentes áreas do conhecimento. Nesta perspectiva, o educando pode expressar suas ideias por meio de diversas linguagens e formas de representação.
Diante do exposto, vale ressaltar, a importância da integração de tecnologias da informação e comunicação, no sentido de entrelaçar essas duas vertentes, o que propicia a expansão das situações de aprendizagem e engloba a complexidade do conhecimento, da ciência e da tecnologia. Por conseguinte, os projetos de aprendizagem tem como objetivo, inovar as práticas de ensino no que concerne ao uso das tecnologias, visando proporcionar uma prática que privilegie o aprendizagem.
Referência:
DEMO, Pedro. O porvir: desafios da linguagem do século XXI. Curitiba, PR: Ibpex, 2007.
Guia do Cursista - Tecnologias na educação: Ensinado e aprendendo com as Tic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário