terça-feira, 19 de abril de 2011

ATIV. 04 ROTEIRO DE JU DE JESUS

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
                        Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Jurema dos Santos Gomes
Macapá-AP, 19/04/2011

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS QUE VISEM OS INTERESSES DOS ALUNOS.
            No primeiro encontro com meus alunos, iremos estabelecer um prazo para conclusão do projeto, depois iremos partir para a criação de um cronograma, pois assim ficará mais organizado e será mais bem visualizado e entendido por todos, após essas explicações quanto à importância do cronograma, começaremos a montá-lo seguindo os seguintes passos:
1.    Definindo o tema
- É importante que todos os alunos participem neste momento, a participação de cada aluno é essencial, ouvir seus questionamentos, dúvidas e anseios. O projeto deve objetivar a solução de um problema amplo, conhecido pelo menos pela maioria, composto de várias indagações, e de preferência, sirva mais tarde como título do projeto. O mesmo deve ser discutido e escolhido por todos “alunos e professor”.

2.    Definindo os objetivos gerais
2.1 - De que forma o projeto irá influenciar em futuras mudanças na escola e suas formas de trabalho, de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
2.2  - Quais as competências que serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto?
2.3  - Que impacto o projeto terá sobre o ambiente do aluno fora da escola?

3.    Definindo os objetivos específicos
- Aqui serão detalhados os objetivos gerais, buscando dessa forma atividades específicas para que possam ser desenvolvidas.

4.    Quais as disciplinas envolvidas
- As disciplinas a serem integradas, irão surgir assim que forem firmados os objetivos específicos e outras até no decorrer do desenvolvimento do projeto.
5.    Justificativa
- Aqui será relatado a importância do projeto, qual o motivo relevante que levaram a escolha do tema, de que forma o projeto irá favorecer os alunos, a escola e a sociedade, detalhando cada segmento.

6.    Metodologia
 De que forma o projeto será executado?
- Todos devem participar no desenvolvimento do projeto, dividindo as equipes, integrando professores x alunos, se possível membros da comunidade, como pais de alunos, e se já estiverem definidos os objetivos específicos e já for possível integrar outra disciplina, que seja então envolvido também professores dessas disciplinas.

7.    Atividades
·         Quais as atividades a serem realizadas?
·         Qual o objetivo de cada atividade?
·         Qual a finalidade de cada atividade?
·         Como será realizada cada atividade? (pesquisas presenciais, via internet, livros etc)
·         Qual grupo realizará determinada tarefa?
·         Onde? Na biblioteca? No LIED? Na Sala de aula? Qual ambiente da escola? Ou fora dela?
·         Esse projeto depois de pronto poderá se adequar a grade escolar nos próximos anos? De que forma?

8.    Avaliações
- Como sugestão, a criação de um blog da turma que está realizando o projeto, onde postarão diariamente o que está sendo feito, se estão tendo problemas em executar suas tarefas, o que estão aprendendo com as experiências diárias, é importante que a postagem seja diária e individua, é uma forma de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno. Depois de todos completarem suas tarefas, é importante que encontrem uma forma de multiplicar o que aprenderam com outros alunos, não só com os de sua escola, mas com outras escolas.

9.    Que título dar ao projeto?
- A equipe deve reunir e debater sobre a escolha do nome do projeto, um nome que desperte a curiosidade e o interesse das pessoas.

10. Quem participou na elaboração do projeto?
            - Relacionar o nome de todas as pessoas envolvidas, não só alunos e professores.
Visite meu blog:  
http://jumarydejesus.blogspot.com

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