domingo, 17 de abril de 2011

Helena - Unidade 3 - Ativ.2.doc


Os desafios da linguagem no século XXI para a aprendizagem na escola(Pedro Demo)
É um grande desafio: cuidar do professor, arrumar uma pedagogia na qual ele nasça de uma maneira diferente, não seja só vinculado a dar aulas. A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental. Depois, quando ele está na escola, ele precisa ter um reforço constante para aprender. É preciso um curso grande, intensivo, especialização, voltar para a universidade, de maneira que o professor se reconstrua. Um dos desejos que nós temos é de que o professor produza material didático próprio, que ainda é desconhecido no Brasil. Ele tem que ter o material dele, porque a gente só pode dar aula daquilo que produz - essa é a regra lá fora. Quem não produz não pode dar aula, porque vai contar lorota. Não adianta também só criticar o professor, ele é uma grande vítima de todos esses anos de descaso, pedagogias e licenciaturas horríveis, encurtadas cada vez mais, ambientes de trabalho muito ruins, salários horrorosos... Também nós temos que, mais que criticar, cuidar do professor para que ele se coloque a altura da criança. E também, com isso, coloque à altura da criança a escola– sobretudo a escola pública, onde grande parte da população está.

Um pouco da história
Na visão instrucionista ,o uso  do computador  como maquina de ensinar consiste na  informatização  dos métodos de ensino  tradicionais .Alguém programa  no computador  uma série de informações  e elas  são  passadas  ao aluno na forma  de um tutorial e de exercício e prática.
No  construcionismo ,a construção do conhecimento  acontece  na realização  de uma ação  concreta  que produz  um produto  palpável ,como um  artigo ,um projeto ,um objeto,de interesse  pessoal  de quem produz (VALENTE,1999,p141).
O construcionismo  e a pedagogia por  projeto
Uma forma de favorecer o aprendizado do aluno na abordagem  construcionista usando  os recursos  tecnológicos  é  por  meio da  pedagogia  de projeto .No que concerne   a essa  questão ,Prado(2005)assevera que

“A pedagogia de projeto  deve  permitir  que o aluno  aprenda-fazendo e reconheça  a própria  autoria naquilo  que  produz  por meio  de questões  de investigação  que lhe  impulsionam a contextualizar conceitos  já  conhecidos  e descobrir  outros  que  emergem  durante o desenvolvimento  do projeto.”


O projeto  na escola
Ao desenvolver projetos em sala de aula ,apresenta-se a necessidade de se criar  uma nova  cultura  educacional .Nessa  perspectiva,a  utilização  das tecnologias  e mídias potencializa a construção  de redes  de conhecimento e comunicação ,bem como o desenvolvimento  de projetos  voltados  para  compreensão e para a  resolução  de problemas  da  realidade.O uso  das  tecnologias e mídias no desenvolvimento  de  projetos  favorece ,efetivamente ,uma nova visão  educacional ao:
*considerar a escola  como  um espaço privilegiado  de  interação  social,integrada a outros  espaços  de produção  do  conhecimento ;
*promover a colaboração  e o diálogo  entre  alunos ,professores,gestores  e comunidade;
*construir  pontes entre conhecimentos ,valores ,crenças ,usos e costumes;
*desenvolver ações em prol  da transformação  individual  e social ;e identificar  o currículo construído na  ação ,por meio  da análise dos  registros  digitais.
Projeto  e a Interdisciplinaridade
O projeto  também  pode  ser  feito  a partir de um  conteúdo disciplinar .O importante é  que  o seu  desenvolvimento  não se feche  em si mesmo .Acerca disso,Almeida(2002,p.58)destaca que
"o projeto  rompe  com as fronteiras  disciplinares ,tornando-as permeáveis  na  ação  de  articular diferentes  áreas  de conhecimento ,mobilizadas na  investigação de problemáticas  e situações  da realidade .Isso não significa  abandonar  as disciplinas ,mas integrá-las no desenvolvimento  das investigações ,aprofundando-as  verticalmente  em sua própria  identidade ,ao mesmo tempo  em que  estabelecem  articulações  horizontais  numa relação de reciprocidade  entre elas ,a  qual  tem como  pano  de fundo  a unicidade  do conhecimento em construção.
Projeto e Currículo
Essas  inquietações dos professores nos levam  a questionar  sobre  o  conceito  de currículo  e as  contribuições  das tecnologias  ao desenvolvimento  do currículo .Assim,tratamos neste curso ,de um conceito  de currículo  situado  historicamente ,que trabalha  tanto com o  conhecimento  organizado ,sistematizado ,aceito  socialmente e selecionado  em estruturas previamente  concebidas  como do  conhecimento   que o aluno traz de seu contexto,da vida ,mas que  não se  limita ao conhecimento  cotidiano.Logo,o currículo não  se  esgota  na aplicação  do conhecimento a experiência do cotidiano.
Textos Básicos 
O Projeto  Amora caracteriza-se  por ser uma  proposta  que visa  desenvolver  a capacidade  de autonomia  dos alunos  promovendo  atividades  que privilegiam diferentes  formas  de interação .Além disso ,as atividades  são  planejadas  para  criar  espaços  para que  o desenvolvimento  e as  aprendizagens  das crianças  possam  ser acompanhados ,possibilitando uma  prática  privilegia as  intervenções  capazes  de auxiliá-las.Descrevemos as estratégias  de uso  de três  dispositivos  que tanto auxiliam  no registro  das atividades ,como também  oferecem  ferramentas  que potencializam a interação ,tanto dos alunos ,como dos professores.É ainda necessário  maiores investigações no sentido de elaborar intervenções que ofereçam um melhor aproveitamento destas ferramentas.

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