NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
UNIDADE 3: Reflexões acerca do conceito de currículo
Aluna: Angela Maria dos Anjos Nascimento
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 3
Macapá-AP, 28 de abril de 2011
Currículo é tanto o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado previamente, quanto o conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da sua vida.
E de acordo com Tornaghi ( p, 157, 2010.) “[...] o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano.”
Currículo e ensino não são sinônimos, embora estejam inter-relacionados.
O desenvolvimento do currículo vai além das grades curriculares, envolve toda a escola, a vida dos alunos, entorno da escola, acontecimentos locais.
Uma voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos às ciências, às artes, às tecnologias de comunicação e informação. Ademais o uso dessas tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das produções, o que facilita a avaliação e conhecimento do currículo trabalhado.
As tecnologias redimensionam o currículo à medida que revolucionam a educação, o ensino e a aprendizagem: são novas linguagens, novos conceitos, novas formas de comunicação e informação.
Mas, contudo, não devem se restringir simplesmente novas metodologias, técnicas ou atividades, mas sim a uma nova maneira de pensar a educação, uma nova pedagogia que vise o fazer pensado e pensante.
Em minha humilde opinião, o trabalho com projetos é uma alternativa muito fértil dentro desta perspectiva, contudo, percebo que o próprio currículo deve ser modificado para acompanhar estas mudanças paradigmáticas.
Portanto, o currículo necessário hoje deve contemplar tanto conteúdos básicos necessários, como melhor alicerçar a prática pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário