quarta-feira, 27 de abril de 2011

HELEM FAVACHO -Entendendo a Unidade 3

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.


Aluna: Helem Geane Lobato Favacho


Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011


Unidade 3 – Atividade 4


Macapá-AP, 27 de abril de 2011



Acompanhar os avanços tecnológicos é um desafio para todos nós, e a escola como instituição de ensino e formadora de opinião enfrenta desafios diários para acompanhar e utilizar as tecnologias na sala de aula de forma eficaz e que desperte o interesse dos alunos na realização das atividades escolares.


É comum ouvir crianças falando que estão cansadas de escrever na sala de aula e ter que imaginar o que a professora fala nas aulas. No entanto também, já é possível ouvir dos alunos entusiasmados e adorando assistir vídeos educativos, ouvir música, pesquisar na internet e debater sobre o que estão estudando. É mais fácil e inovador os alunos visualizarem em slides obras de Cândido Portinari acompanhadas por suas respectivas descrições.


Acredito que os alunos realmente entendem o que queremos dizer sobre o tema em estudo.


Ao produzir uma história em quadrinhos os alunos são autores do conhecimento, manipulam ferramentas e desenvolvem a criticidade. O uso do computador ou a ida ao laboratório


de informática deixa de ter o caráter de conhecimento instrucional e passa a ser construtivo.


O trabalho por projeto surge como uma forma inovadora de educar. O diálogo entre professor e alunos é presente e todos são responsáveis pelo sucesso da turma. Há mais variedade de atividades educativas e o significado de aprender produzindo atrai os alunos e os mantém ativos no processo ensino/aprendizagem.


Trabalhar com projetos cria condições de irmos além do currículo. O ensino acontece de modo interdisciplinar e os alunos navegam pelas disciplinas à bordo de um tema gerador de subtemas, a visão durante o estudo é mais abrangente e diversificado, mas é preciso ousadia em criar tais condições de ensino. Isso nos levará a uma educação mais conscientizadora onde se produz conhecimento e o uso de ferramentas tecnológicas favorece o aprendizado dos alunos. Como exemplo disso posso cirtar o uso de blog, do sistema wiki e de mapas conceituais são aliados do professor para um “novo ensinar”, pois através de atividades planejadas a aprendizagem é privilegiada. Temos como prova o Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGR. Quem sabe um dia estaremos lendo sobre nossos próprios projetos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário