segunda-feira, 18 de abril de 2011

tinamelcris

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluno (a): Maria Cristina Costa de Melo
Formadora: Sandra Santos. Turma1/2011
Unidade II


ATIVIDADE 5
A Internet Como Espaço de Autoria

ATIVIDADE8
Relatório de execução da aula planejada com vídeo “Chapeuzino Vermelho”



NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluno (a): Maria Cristina Costa de Melo
Formadora: Sandra Santos. Turma1/2011
Unidade IIl
Macapá-AP, 18 de Abril de 2011
Atividade: 5
Projeto na Escola
ESCOLA ESTADUAL OSVALDINA FERREIRA DA SILVA
Tema: Identidade
Subtema: Conhecendo-me melhor
Autoria:
 Professoras: Cristina e Conceição
 Alunos
Série: 3º ano do ensino Fundamental
Turma: 311
Justificativa
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Objetivos
 Geral
 Conhecer a história de seu nome e seu significado;
 Compreender a história de seus colegas a partir de sua;
 Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;

 Geral
 Desenvolver habilidades sociais;
 Identificar fontes históricas sobre sua vida;
 Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
 Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
 Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
 Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
 Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
 Desenvolver á auto-estima;
 Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
 Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
 Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;
 Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.

Disciplina Envolvida
 Língua Portuguesa e Artes
Conteúdos:
 Linguagem Oral e Escrita
 Artes Visuais
 Música
 Produção de slides
Recursos
 computador
 Fotos
 Espelhos
 Rádio/cd
 Data show
 Câmera digital
 CD e DVD
 Aparelho de DVD
 Aparelho de TV
 Professores,alunos, família e técnicos pedagógicos
Etapas do Projeto
Linguagem Oral e Escrita.
 Apresentação da música: “A gente tem sobrenome”; Toquinho.
 Através da música trabalhar com danças e expressões.
 Pesquisa com os pais: Do significado dos nomes, sobrenome e da história de sua vida.
 Pesquisa: significado de cada nome.
 Balões mágicos: Separe um balão e um pedaço de papel para cada aluno. Peça para cada criança escrever seu nome e colocá-lo dentro do balão.Todos deverão encher o balão e quando terminarem a proposta é que brinquem, jogando balões para cima, deixando que se misturem com os outros. Ao sinal cada um deverá pegar um balão e estourar. Depois que virem o nome do colega que pegaram, cada aluno irá fazer um crachá para ele, desenhando o que quiser.
Artes Visuais
 Construção de uma ilustração de um boneco usando o aplicativo tux paint no lied: Com as crianças sentadas em círculo, conte uma história de recém nascido, que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e todas as suas fases até a idade da turma.Em seguida todos mostraram suas ilustrações para a Tuma através de data show. Após a apresentação cada criança levará para casa seu desenho imprimido, juntamente com o questionário da pesquisa. Os pais devem ajudar a criança nos cuidados com o desenho contando para elas a sua história e assim respondendo o questionário.
 Utilizando fotos suas e de sua família produzir slides com o conteúdo da pesquisa realizada através do questionário com os pais, em seguida apresentar para a turma no data show.
Tempo Previsto
 6 aulas, de 11 a 15 de abril de 2011 (1º bimestre).
Culminância
 Coreografia da música: “Gente tem sobrenome”
Avaliação
 No decorrer do projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas do tema a serem trabalhados, compartilhando todo o material produzido na sala de aula.
 Realizando avaliações ao longo de todo o processo.

Referências
http://www.projetospedagogicodinamico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário