terça-feira, 19 de abril de 2011

REFLEXÕES DO CONCEITO DE CURRÍCULO


NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
UNIDADE 3: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS

Aluno (a): Andréa Dória
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 3
Macapá-AP, 19 de abril de 2011
Atividade: 06


A palavra currículo passou por diversas definições ao longo do tempo, nesse sentido Solange Zotti (2004)  comenta que
Posteriormente, o currículo evoluiu de plano de estudos para a visão de currículo como a totalidade de experiências vivenciadas pela criança, sob a orientação da escola, levando em conta e valorizando os interesses do aluno.
A ciência e a tecnologia fazem parte do cotidiano do aluno, seria impossível pensar em um adulto preparado para o mercado de trabalho sem ter o conhecimento de tecnologias, em tudo que fazemos, serviço de bancos, entre outras coisas do nosso dia a dia, nos deparamos com esta ferramenta que a cada dia nos surpreende.
Negar ao aluno este contato é contraditório e ao mesmo tempo não permitir que vivencie algo que esta presente em sua vida. A escola deve proporcionar a integração de currículo com os meios tecnológicos, essa ligação se da por meios de projetos, pois os mesmos permitem um melhor entendimento no processo ensino aprendizagem, por que é através do fazer na prática que o aluno busca significado naquilo que faz, e consequentemente pode deslumbrar algo que aprendeu na escola e aplicar no seu cotidiano.
Dessa forma, o currículo é uma forma que a escola tem de expressar competência para planejar, orientar e desenvolver as ações pedagógicas sem ocultar os saberes dos educandos, sua historia de vida.
Referência bibliográfica
SOLANGE Zotti Aparecida, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas, SP: autores associados; Brasilia DF: ed Plano, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário